MT exporta 30% a mais de carne e tem o melhor 1º semestre desde 2010.
A exportação de carne bovina em equivalente carcaça passou de 100 mil toneladas neste primeiro semestre de 2013, tornando-se o melhor desempenho para o período desde 2010. A última vez que registrou este volume foi nos primeiros seis meses de 2010, indicou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“São números positivos e na comparação semestral exportamos 30% a mais em volume”, destaca o analista Fábio da Silva. Em termos numéricos o estado elevou de 89 mil toneladas para 117 mil toneladas o montante destinado a diferentes países.
Alta puxada pela crescente demanda mundial pela proteína vermelha, além da elevação no dólar, responsável também por tornar a carne mato-grossense mais competitiva, como explica o especialista.
Ganhos no preço da tonelada embarcada também foram sentidos. No primeiro semestre de 2013 atingiram a média de US$ 3.902,44, ou seja, um aumento de 0,75% na comparação com o valor médio nominal de US$ 3.873,23 do primeiro semestre de 2012.
Entressafra
Em âmbito interno, as indústrias frigoríficas já sentem a menor oferta de animais para abater. A entressafra já tornou praticamente raro o gado a pasto. Também não houve entrada nas indústrias dos animais criados em confinamento.
“Isso está restringindo a oferta de animais e pressionando os preços. no curto prazo eles tendem a se valorizar. Quando o boi de pasto acaba e o boi de confinamento não entra temos elevação”, aponta ainda o analista do Imea.
Para julho são esperadas entregas de animais criados no chamado 1º giro nas indústrias. Por outro lado, o de segundo, apenas a partir de agosto.
Fonte: Agro Debate.
Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…
O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…
A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…
A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…
A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…
A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…
This website uses cookies.