MS já colheu quase metade da área da safrinha

Até o dia 28 de junho, Mato Grosso do Sul já havia colhido a produção de cerca de 611 mil hectares de um total de 1,421 milhão de hectares cultivados com milho safrinha no ciclo 2012/2013, o equivalente a 43% do total.

 

Publicidade

Os dados são da mais recente circular técnica divulgada pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga Web). Segundo o Siga Web, apesar da colheita ter sido iniciada em Mato Grosso do Sul no começo de junho, não houve um grande avanço nos trabalhos durante o mês em razão do excesso de chuvas em várias regiões.

 

Alguns municípios do Sul do Estado, que têm grande produção da cultura, como Amambai, Aral Moreira e Laguna Carapã, sequer haviam iniciado a colheita até o dia 27 de junho. A última estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em junho, apontava para uma safrinha recorde no Estado, com a colheita de 6,414 milhões de toneladas de milho e uma produtividade de 75,2 sacas por hectare, o equivalente a 4.541 quilos por hectare.

 

Com o início da colheita da safrinha, os preços do milho sofreram uma desvalorização média de 11% em Mato Grosso do Sul no fim de junho em relação aos valores praticados no começo do mês, conforme o Siga Web. Os técnicos responsáveis pela circular apontam que a tendência é que os preços continuem a cair.

 

Um dos agravantes para que isso ocorra, conforme eles, é que com a capacidade dos armazéns do Estado está próxima do limite e que existe pouco espaço para estocar o milho da safrinha, o que faz com que o cereal seja vendido a medida em que está sendo colhido, reduzindo a margem de negociação para os produtores.

 

Fonte: Cana News

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

A coruja gira o pescoço em até 270 graus porque seus olhos são praticamente imóveis dentro da órbita

Estrutura ocular da coruja obriga a ave a transformar o pescoço em uma extensão da…

21 horas ago

Urso polar pode ficar quase invisível em imagens térmicas e o motivo envolve uma adaptação extrema que reduz drasticamente a perda de calor

Pelagem do urso polar bloqueia calor na superfície e reduz contraste térmico mesmo diante de…

22 horas ago

Milho: O que explica a variação de preços neste 07/05?

Confira a tabela atualizada do preço do milho nas principais regiões produtoras do Brasil neste…

23 horas ago

Preço da Soja: Veja os valores em 33 cidades hoje (07/05)

Confira a atualização completa do preço da soja para 07/05/2026. Veja as cotações da saca…

23 horas ago

Preço da Novilha Gorda: Onde a arroba está mais cara hoje?

Acompanhe a atualização do preço da novilha gorda nas principais praças do Brasil. Veja onde…

23 horas ago

Preço da arroba da vaca gorda: Quedas marcam este 07/05

Confira a tabela completa do preço da arroba da vaca gorda em 07/05/2026. Analisamos as…

24 horas ago

This website uses cookies.