Safras eleva previsão de colheita de café

Compartilhar

SÃO PAULO – O Brasil colherá 52,9 milhões de sacas de 60 kg de café na temporada 2013/14, estimou a consultoria Safras & Mercado em relatório divulgado na quinta-feira (13).

 

A estimativa veio acima da previsão anterior da Safras, que apontava um intervalo de 49,1 milhões a 52,3 milhões de sacas.

 

“Isso ocorreu devido ao resultado acima do esperado para a safra de arábica de Minas Gerais e de São Paulo, que inclusive compensou dados abaixo da expectativa para o conillon (robusta) em algumas áreas”, afirmou o analista de Safras, Gil Barabach, em relatório.

 

Os produtores colheram até 12 de junho 23 por cento do total previsto, segundo a Safras, em um ritmo mais forte que o verificado na temporada passada, quando 21 por cento da produção havia sido colhida nesta época.

 

Embora a temporada 13/14 seja a de baixa no ciclo bianual do arábica, que alterna um ano de produção maior com outro de colheita menor, a safra ficará somente 4 por cento abaixo da registrada em 12/13, segundo a consultoria.


 

A estimativa de produção 2012/13 da Safras foi revisada para cima para 55,2 milhões de sacas, ante 54,4 milhões de sacas na previsão anterior.

 

As projeções da consultoria mostram números superiores aos do governo, que indicam 48,6 milhões de sacas para 13/14, contra 50,8 milhões em 12/13.

 

Em relatório em maio, o governo apontou que a diferença de produção entre os anos de alta e baixa bianualidade tem caído devido a utilização da mecanização, aliada às inovações tecnológicas, às exigências do mercado e também pela boa gestão da atividade.

 

A temporada 13/14 resultará na maior produção para anos de baixa.

 

VENDAS 12/13

 

A comercialização da safra de café do Brasil 2012/13 (julho/junho) chegou a 87 por cento do total até o dia 31 de maio

 

“Os trabalhos seguem bem atrasados em relação ao ano passado, quando, em igual período, 95 por cento da safra 2011/12 estava comercializada”, afirmou a Safras.

 

Também há atraso em relação à média dos últimos cinco anos, de 96 por cento para o período, com os preços pouco favoráveis à comercialização.

 

Em relação ao mês de abril, houve avanço de 4 pontos percentuais na comercialização.

 

Com isso, já foram comercializadas 48,17 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de colheita de 55,2 milhões de sacas.

 

Fonte: Reuters (Por Roberto Samora).


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d