Consumo global de lácteos avança

O consumo global de produtos lácteos líquidos (LDP, na sigla em inglês) crescerá 7,5% entre 2012 e 2015, passando de 280,3 bilhões de litros para 301,3 bilhões de litros, segundo estimativa da Tetra Pak, maior fornecedora mundial de embalagens longa vida. 

 

Publicidade

Em seu relatório anual “Tetra Pak Dairy Index”, a empresa sueca afirma que a alta do consumo de lácteos líquidos no período será puxada, principalmente, pelo incremento nas vendas de iogurtes e leites aromatizados, como achocolatados.

 

A Tetra Pak estima que o consumo global de iogurtes crescerá a uma taxa anual de 4,5% até 2015. Em 2012, ano-base do relatório elaborado pela multinacional, o consumo de iogurtes totalizou 7,7 bilhões de litros.

 

De acordo com o Tetra Pak, o consumo de leite aromatizado deverá saltar 4,1% por ano, impulsionado pelas vendas nos países em desenvolvimento. No ano passado, a população mundial consumiu 17 bilhões de litros do produto.

 

Principal filão do mercado de lácteos líquidos, o chamado leite branco (que inclui leite em pó, pasteurizado e UHT), registrará um crescimento mais modesto. A expectativa da Tetra Pak é que o consumo de leite branco cresça 1,7% por ano até 2015, para 219 bilhões de litros. No ano passado, o consumo de leite branco totalizou 208,5 bilhões de litros, cerca de 74% do mercado total de lácteos líquidos.

 

Ainda fortalecido pela ascensão da classe C, o consumo de produtos lácteos líquidos no Brasil crescerá entre 2% e 4% até 2015, estima o vice-presidente da Tetra Pak para América do Sul e Central, Eduardo Eisler. No ano passado, o consumo de lácteos líquidos no país atingiu cerca de 13 bilhões de litros.

 

“Somos muito sensíveis à economia. Se tirar poder aquisitivo da sociedade, o consumo cai”, afirma o executivo, dizendo estar um pouco apreensivo com a conjuntura econômica brasileira. Apesar disso, Eisler confia que o crescimento da massa salarial ainda terá impactos sobre o consumo de lácteos. “Onde a classe C estiver, vamos crescer em volume”.

 

Para a Tetra Pak, o Brasil continuará como um dos principais polos de crescimento das vendas de leite aromatizado. Entre 2009 e 2012, os brasileiros ampliaram o consumo desse tipo de produto a uma média anual de 14,5%, segundo dados do relatório “Tetra Pak Dairy Index”. Trata-se do maior crescimento entre os dez principais países consumidores. China e EUA lideram o consumo global de leite aromatizado. O Brasil consome cerca de 500 milhões de litros desse tipo de produto por ano.

 

Fonte: Valor Economico.

Autor: Luiz Henrique Mendes.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

5 estímulos naturais que favorecem a floração da hoya carnosa ao longo do ano

Descubra como a hoya carnosa pode florescer o ano inteiro com luz, rega estratégica e…

6 horas ago

2 estratégias no passeio do Spitz Alemão que ajudam a reduzir latidos insistentes à noite

Veja como o passeio do Spitz Alemão pode reduzir latidos insistentes à noite com duas…

6 horas ago

4 erros na drenagem que matam plantas silenciosamente e comprometem o desenvolvimento das raízes

Plantas sofrem com drenagem incorreta; veja 4 erros comuns que comprometem raízes e como evitar…

16 horas ago

4 sinais de que o gato Maine Coon pode estar acumulando bolas de pelo que afetam a digestão

Maine Coon pode acumular bolas de pelo; veja 4 sinais digestivos e como notar cedo…

17 horas ago

3 posições estratégicas para manter a jiboia cheia, pendente e com folhas maiores dentro de casa

Jiboia cresce mais cheia e pendente quando bem posicionada; veja 3 locais estratégicos dentro de…

2 dias ago

3 cuidados com o Shih Tzu que ajudam a evitar crises respiratórias silenciosas em dias quentes e abafados

Shih Tzu exige atenção extra no calor; veja 3 cuidados simples que ajudam a evitar…

2 dias ago

This website uses cookies.