Categories: Artigos técnicos

30.000 litros de leite a pasto e sem produti”vaidade”

Beatriz e Owen Willians ( ela brasileira e ele neozelandês) produzem em Goiás muito leite e com excelente rentabilidade. O rebanho é composto basicamente de animais jersolando. Os animais buscam o alimento, aproveitam ao máximo o pasto, usam suplementação como suplemento e não de forma compensatória. Não precisam pensar e investir em conforto técnico, porque usam animais adaptados. Estão trabalhando para se tornarem o grupo com maior produção de leite do Brasil em pouco tempo. E reforço que todo este projeto é realizado a pasto. Algo impossível de ser realizado na opinião da maioria das pessoas.

Trabalham em sentido oposto da tendencia que cada vez mais produtores e técnicos tem aderido que é confinamento e compost barn.

Publicidade

Em conversa com Owen ouvi uma frase que me chamou muito atenção, ele disse:

“Poderia escolher terra em qualquer lugar do mundo, mas escolhi aqui, onde tenho clima favorável, mercado e industria próximos e várias outras vantagens. Na Nova Zelândia o leite é mais barato que no Brasil, terra e insumos são mais caros e por lá prosperamos, aqui no Brasil temos conseguido rentabilidade muito maiores que lá”.

Com dinheiro na mão, 90% dos produtores e técnicos preferem investir em sistemas confinados, por acharem que é mais tecnificado, não acreditam que possa haver alta tecnologia e eficiência no modelo a pasto.

Mostrando que realmente são diferenciados, na palestra da Scot tiraram um tempo para falar da importância da cerca elétrica. Tecnologia indispensável para quem precisa manejar o pasto corretamente. Foi a Nova Zelândia que desenvolveu este tecnologia e por lá ela é matéria nas faculdades de ciências agrárias e por lá é solução e não fonte de dor de cabeça e alta manutenção como no Brasil.

Em quase 6 anos na Trutest, é a primeira vez que este tema é abordado por produtores ou técnicos em palestras que assisto. Normalmente este tema é abordado somente por que vende este material.

Quem está errado? Quem conhece conceitos básicos de cerca elétrica? Produção a pasto não é alta tecnologia? Vacas de 40 litros é o ideal? Como está nossa eficiência de pastejo? Por que eles conseguem e outros não?

 

Por Ernesto Coser Netto

Carlos da Silva

Published by
Carlos da Silva

Recent Posts

Comunicação Química entre Plantas e Insetos: O Segredo da Sobrevivência

Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…

9 horas ago

Confinamento de bovinos dispara e projeta 10 milhões de cabeças

O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…

9 horas ago

Previsão do Tempo para Agricultura: Lucro ou Prejuízo em 2026?

A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…

12 horas ago

Morte de vacas por manga: Por que frutas no pasto são perigosas?

A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…

12 horas ago

Soja em Mato Grosso do Sul: Prejuízo milionário em 640 mil hectares

A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…

14 horas ago

Previsão do Tempo 2026: 5 alertas cruciais para o agronegócio

A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…

15 horas ago

This website uses cookies.