Melhoramento genético dos bovinos leiteiros
Melhoramento genético dos bovinos leiteiros promove aumento da produtividade
Além do potencial genético, é necessário se ater às condições de manejo e alimentação do rebanho
O melhoramento genético do gado de leite pode ser realizado pela seleção dos melhores animais, que serão mantidos no rebanho para pais da próxima geração e pelo cruzamentos entre animais de uma ou mais raças. Qualquer que seja o procedimento usado, é importante que animais de genética superior sejam identificados.
No Brasil, um país com ampla variação de clima e de manejo nos rebanhos, é um desafio para os produtores de leite o estabelecimento de seus sistemas de produção.
As raças especializadas para produção de leite, tais como a Holandesa, a Jersey ou a Suíça Parda, adaptadas a países de clima temperado, são capazes de expressar seu potencial de produção nesses lugares. No entanto, no Brasil, as condições climáticas podem tornar a atividade economicamente inviável, por causa de altos custos de produção não compensados pelo aumento de produtividade , isso faz com que a grande maioria dos produtores optem por animais menos produtivos, mas melhor adaptados ou mais rústicos.
As raças zebuínas, embora de potencial produtivo menor, são mais adaptadas à maioria das condições de criação e climáticas prevalecentes no Brasil. O menor potencial produtivo se deve, principalmente, porque as raças zebuínas no passado não foram selecionadas para produzir leite.
Nos últimos anos, no entanto, vêm sendo conduzidos programas de melhoramento das raças zebuínas para produção de leite e os resultados desse trabalho têm sido animadores. É cada vez maior o número de vacas dessas raças, como a Gire Guzerá, que atingem altas produções de leite por lactação.
É crescente o número de criadores que trabalham com zebuínos para produção de leite, tanto como raça pura, como em cruzamentos. A procura por touros selecionados também aumentou e a comercialização de sêmen de touros das raças Gir e Guzerá encontra-se em ascensão.
Além do potencial genético, é necessário se ater às condições de manejo e alimentação do rebanho, se essas não forem adequadas, o animal não expressará todo o seu potencial genético, ou seja, para que o animal selecionado seja produtivo, deverá ser bem manejado para que as condições de criação não interfiram de forma negativa na sua produtividade. Sem genética, não há boa produção e sem melhorias nas condições de manejo, não há resposta ao melhoramento genético.
Com o objetivo de levar informações, como os princípios e métodos do melhoramento genético em gado de leite, assim como assuntos relacionados aos fatores não genéticos que afetam as características de importância econômica na atividade leiteira, o CPT – Centro de produçoes tecnicas em convênio com a Embrapa Gado de Leite, elaborou o curso Melhoramento de Gado Leiteiro , no qual você recebe informações dos professores Rui da Silva Verneque e Roberto Luiz Teodoro, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite.
Por meio de programas de melhoramento genético, os produtores podem melhorar a produtividade do seu rebanho, agregando valor a sua produção e melhorando o retorno econômico na atividade leiteira.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











