Categories: Artigos técnicos

Perímetro escrotal em bovinos de corte

Relação entre perímetro escrotal e características produtivas e reprodutivas em bovinos de corte

Os programas de melhoramento genético visam mudar a herança nas populações pelo aumento dos genes desejáveis ou aumento da frequência de genótipos desejáveis com o objetivo de aumentar a produtividade dos rebanhos. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento de parâmetros genéticos (herdabilidades e correlações genéticas) que orientem a escolha dos métodos de seleção. Apesar de a seleção para aumento do perímetro escrotal (PE) não trazer benefício econômico direto, o PE é uma característica que possui herdabilidade de moderada a alta e que é correlacionada com o ganho de peso e com características reprodutivas de fêmeas e machos. O PE se torna, assim, um dos critérios de seleção mais utilizado para eficiência reprodutiva do gado de corte. Esta revisão discute estimativas de herdabilidade e correlações genéticas para PE em bovinos de corte, visando à precocidade reprodutiva e ponderal, além de maior ganho econômico com o rebanho.

Publicidade

A produção de carne bovina baseia-se na utilização dos recursos genéticos e ambientais disponíveis numa região ou país, associada às práticas de manejo, resultando em grande número de possíveis sistemas de produção, em que o mais eficiente é aquele que aperfeiçoa esses recursos (Barbosa, 2000). Problemas inerentes ao sistema produtivo, entre eles o baixo potencial genético dos rebanhos ou a não adequação desses ao ambiente e manejo, podem resultar em baixa produtividade da bovinocultura de corte. Nesse contexto, recursos do melhoramento genético, especialmente a seleção, podem contribuir para o aumento da produtividade do setor (Gianlorenço et al., 2003). Apesar de a seleção para aumento do perímetro escrotal (PE) não trazer benefício econômico direto, este é geneticamente correlacionado com várias características reprodutivas de machos e fêmeas (Bergmann, 1993) e com características ponderais (Bergmann et al., 1996; Pereira et al., 2000; Sesana et al., 2007). Além disso, o PE apresenta alta herdabilidade e tem mensuração fácil e de baixo custo. Assim, sua inclusão tem sido recomendada nos programas de melhoramento genético para eficiência reprodutiva em bovinos de corte. O objetivo desta revisão é discutir estimativas de herdabilidade e correlações genéticas para PE em bovinos da raça Nelore, visando à precocidade reprodutiva e de desenvolvimento ponderal e, consequentemente, maior ganho econômico com o rebanho.

A meta de programas de melhoramento genético é mudar a herança nas populações pela incorporação de novos genes capazes de aumentar a produtividade dos rebanhos. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento de parâmetros genéticos (herdabilidades e correlações genéticas) envolvidos na avaliação genética dos animais e, consequentemente, na seleção (Koots et al., 1994). O coeficiente de herdabilidade de uma característica em uma população é o parâmetro genético de maior importância para a determinação da estratégia a ser utilizada em seu melhoramento, porque mede a capacidade de transmissão desse caráter à sua progênie (Karsburg, 2003). A herdabilidade é a fração da variância fenotípica atribuída à ação aditiva dos genes. Sendo assim, seu valor tem como principal função expressar a confiança que se pode ter no fenótipo do animal como guia para predizer seu valor genético.

O PE (perímetro escrotal), por ser uma característica de mensuração facilmente obtida e com alta repetibilidade entre avaliadores, vem sendo amplamente estudado por diversos autores em animais da raça Nelore. Além disso, é uma característica que possui herdabilidade de moderada a alta, e é correlacionada com o ganho de peso (peso ao nascimento, peso ao desmame e peso ao sobreano), as características reprodutivas das fêmeas (idade ao primeiro parto, probabilidade de prenhez, número de dias para o parto e intervalo entre partos) e as características reprodutivas dos machos (volume testicular, formato testicular e defeitos espermáticos). O crescimento do PE apresenta comportamento curvilíneo em função da idade. Como acontece com o restante do corpo animal, os testículos crescem demonstrando um comportamento sigmoide em função da idade, com uma fase inicial lenta, seguida de um pico que coincide com a puberdade e, posteriormente, um crescimento mais lento até estacionar na idade adulta, o PE apresenta um crescimento linear com a idade do animal até os 18 meses de idade, desacelerando seu crescimento a partir daí até a idade adulta, ao descreverem a curva de crescimento do Siqueira et al. Relação entre perímetro escrotal e características produtivas e reprodutivas em bovinos de corte: uma revisão, PE de animais da raça Nelore, encontraram ponto de inflexão (máximo crescimento) aos 13,09 meses de idade. De acordo com os autores, tal fato evidenciaria que o maior crescimento do parênquima testicular ocorre próximo aos 12 meses de idade, sugerindo o início do período pré-púbere. Em muitos programas de melhoramento de Nelore, o PE tem sido medido aos 18 meses. Entretanto, alguns estudos sugerem que a seleção por meio do PE deve ser realizada em idades mais jovens, para, dessa forma, acelerar, o ganho genético e reduzir os custos com a manutenção de animais improdutivos. Assim, alguns aspectos, como a idade mais adequada para medir o PE, merecem atenção do meio científico para melhor utilização dessa característica nos programas de seleção das raças zebuínas.

Fonte: http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/v37n1/p3-13 (RB262).pdf

Izabella Sevilha Deszo

Published by
Izabella Sevilha Deszo

Recent Posts

mpox no Brasil: o alerta que não é motivo de pânico

mpox no Brasil voltou ao noticiário após um comunicado recente das autoridades de saúde, mas…

3 horas ago

3I/ATLAS surpreende ao liberar moléculas da vida no espaço

3I/ATLAS é o terceiro objeto interestelar confirmado a cruzar o Sistema Solar e revelou uma…

3 horas ago

Pramipexol e comportamento compulsivo: o efeito colateral que destruiu uma família

Pramipexol e comportamento compulsivo são efeitos ligados ao tratamento do Parkinson que podem provocar mudanças…

3 horas ago

Alucinações em LLMs elevam risco operacional nas empresas

alucinações em LLMs são um efeito matematicamente inevitável dos modelos de linguagem e não podem…

3 horas ago

Fotorreceptor híbrido derruba teoria centenária da retina

fotorreceptor híbrido é a descoberta que está reescrevendo um dos conceitos mais tradicionais da biologia.…

3 horas ago

Própolis verde surpreende cientistas ao agir no cérebro

própolis verde deixou de ser vista apenas como um reforço para a imunidade e passou…

3 horas ago

This website uses cookies.