Girolando

Compartilhar

O girolando é uma raça de bovinos resultante de cruzamento em proporções variadas entre bovinos europeus (Bos primigenius taurus) da raça Friesland-Holstein (também conhecida como holandesa) e bovinos de da raça zebuína (Bos primigenius indicus) Gir tendo o holandês como uma raça notável para produção de leite e o Gir com muita rusticidade e longevidade, ambas com notável aptidão para a produção de leite. É uma raça rústica, adaptada ao clima tropical, adequada para a produção de leite.

 

Fatos e dados históricos

A origem do primeiro Girolando não dista muito do tempo. As primeiras notícias do surgimento desses animais data-se da década de 40. Pelos anseios dos criadores brasileiros, começou a ser praticado o cruzamento do Gir com o Holandês intensamente, procurando que as duas raças se complementassem com rusticidade e produtividade. A multiplicação desses animais, mesmo desordenadamente, foi acelerada (pela alta produtividade e eficiência reprodutiva). Atualmente encontramos o Girolando em todos os Estados da Federação.

 

Certificando-se disso, em 1989 o Ministério da Agricultura, juntamente com as Associações representativas traçaram as normas para formação do Girolando – Gado Leiteiro Tropical, transformando-o em prioridade nacional. E a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, por sua estrutura física e administrativa, e pelo trabalho sério e eficaz durante os dez anos de Procruza, foi dignificada para comandar e executar as normas para formação da raça Bovina Girolando com o objetivo de formar o Puro Sintético (PS) da Raça Girolando. A Associação conta com o apoio de vários núcleos, técnicos credenciados e escritórios técnicos regionais em todo território nacional para atender todos os seus associados.

 

Vigor Híbrido

Anuncio congado imagem

É um dos maiores atributos do Girolando. A utilização de Heretose é a mais útil e extensiva aplicação da moderna genética. Processo de resposta rápida, sendo ainda o método que pode utilizar mais intensamente as qualidades existentes nas raças puras. Geralmente, o nível de resposta do vigor híbrido é maior para os caracteres de baixa herdabilidade, e que por sua vez possuem maior valor econômico.

 

Dádiva da natureza, pois tal é a superioridade do Girolando, que além de ter conjugado a rusticidade do Gir e a produção do Holandês, adicionou características desejáveis das duas raças em um único tipo animal, fenotipicamente soberano, com qualidades imprescindíveis para produção leiteira nos trópicos.

 

Melhoramento genético

Com a intensificação do Serviço de Controle Leiteiro e início do teste de progênie de touros em 1997, além da implantação do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) em 2007, que unificou todos os programas de genealogia e seleção de animais, a raça construiu novos caminhos, passando a ter como principal atributo sua grande capacidade em promover o melhoramento a partir da utilização de seus reprodutores e matrizes de genética superior para características de alto valor econômico. A parceria firmada com a Embrapa Gado de Leite, responsável pelas avaliações genéticas, foi de fundamental importância para a evolução do PMGG.

 

A formação da raça

Modernamente não se cogita de fazer comparações entre raças com espírito competitivo, mas trabalhar de maneira a buscar as qualidades que cada uma possa oferecer, em diferentes ambientes, para que se complementem com mais eficácia econômica. A raça, fundamentalmente produto do cruzamento do Holandês com o Gir, passando por variados graus de sangue, direciona-se visando a fixação do padrão racial, no grau de 5/8 Hol + 3/8 Gir, objetivando um gado produtivo e padronizado.

 

Perspectiva

O crescimento populacional juntamente com o processo de industrialização que vem ocorrendo no Brasil, está provocando uma necessidade de aumentar rapidamente a produção leiteira para o abastecimento dos centros consumidores. A formação da raça Girolando efetivamente, responsabilidade governamental e necessidade preemente da sociedade produtiva, vem de encontro a solucionar mais este grave problema nacional.

 

Os projetos governamentais para aumentar a produção leiteira imediata nas regiões centro-oeste, norte e nordeste, as quais têm maior carência desse alimento, estão fundamentados na criação de Girolando, que exige menos investimentos e baixos custos para operacionalizar a atividade. Numa etapa inicial, já em pleno andamento, prevê a aquisição de 100.000 novilhas financiadas. Também é grande o interesse internacional pelo trabalho que a Associação vem executando com o Girolando.

 

Os países de clima tropical têm frequentemente nos solicitado informações técnicas sobre o programa e várias exportações de matrizes estão previstas. Muitas já foram efetuadas, principalmente para o Peru, Bolívia e Tailândia. A experiência da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, executando o Registro Genealógico, Controle Leiteiro e Teste de Progênie, é uma garantia para o criador e para a continuidade do trabalho de melhoramento, que deve ser metódico, progressivo e fidedigno.

 

A Associação

Fundada em 20 de dezembro de 1978, por um grupo de pecuaristas da região de Uberaba, diante da necessidade de uma entidade que atendesse e defendesse a classe produtora. Com o nome de Associação dos Criadores de Gado de Leite do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – ASSOLEITE, tinha como principal objetivo, a seleção de gado de leite e carne em todos os graus de sangue conforme preconizava o PROCRUZA – Programa de Cruzamento Dirigido e congregar criadores das diversas raças bovinas em toda a sua área de atuação. Em 1988, o Ministério da Agricultura encerra o PROCRUZA. Durante os 10 anos desse programa, o cruzamento do Gir com o Holandês se destacou e foi o mais praticado pelos criadores brasileiros, resultando em animais altamente adaptados e com boa capacidade de produção.

 

Certificando-se disso, o Ministério da Agricultura juntamente com as Associações representativas traçaram as normas para formação do Girolando – Gado Leiteiro Tropical com 5/8 de sangue holandês e 3/8 de sangue gir. Em 1989, a então Assoleite, ganha abrangência nacional e consegue junto ao Ministério da Agricultura delegação para conduzir o Programa para formação da raça bovina Girolando em todo o Brasil. Conforme a Portaria 079 de 1 de fevereiro de 1996, a raça GIROLANDO foi oficializada pelo Ministério da Agricultura, passando a entidade a adotar o nome de ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIROLANDO, com a sigla ‘GIROLANDO”, e registro nº 59, da série Entidade de Âmbito Nacional, no cadastro das Associações encarregadas do Registro Genealógico, tendo por finalidade precípua incrementar de maneira racional, a criação da raça Girolando, congregando e defendendo o interesse de seus associados.

 

A sede nacional da Associação é em Uberaba, cidade geograficamente bem localizada e eqüidistante das principais capitais brasileiras, e que tem por tradição o pioneirismo de seus criadores na busca de soluções arrojadas para o setor. É a entidade credenciada nacionalmente pelo Ministério da Agricultura para comandar o Programa para formação da raça Girolando. O trabalho desenvolvido pela Associação proporciona um atendimento mais eficaz quanto ao Serviço de Registro Genealógico e ao Programa de Melhoramento Genético. O propósito, sem dúvida nenhuma, é de levar a todo produtor de leite, a oportunidade de participar do Programa Girolando, oferecendo ferramentas auxiliares para a busca da sustentabilidade da atividade leiteira, proporcionando o aumento da rentabilidade do seu negócio.

 

Fonte: Wikipédia.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!