Mamão, papaia ou ababaia é o fruto do mamoeiro ou papaeira , árvores das espécies do gênero Carica, especialmente de Carica papaya. Em Angola utilizam-se os termos mamão / mamoeiro para identificar o fruto mais arredondado, identificando papaia / papaeira com o fruto mais alongado e mais adocicado. São bagas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada. A sua polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por um arilo transparente.

 

Publicidade

Mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos. Antes da maturação, sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.

 

Originalmente do sul do México e países vizinhos, é atualmente cultivada na maioria dos países tropicais e nos Estados Unidos, onde foi introduzido primeiramente na Flórida, Havaí, Porto Rico, e nas Ilhas Virgens.

 

Cultivo:

O mamoeiro produz fruto o ano todo, porém, no Brasil, a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Existem diversos tipos de mamão. As mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.

 

Valor nutricional:

O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 g), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

 

Benefícios do mamão:

O mamão, por ser rico em inúmeras vitaminas e potássio, possui um papel importante no combate a algumas enfermidades. Entre tantos benefícios para a saúde podemos destacar: regulação do trato digestivo/intestinal (auxílio na digestão das proteínas, formação do bolo fecal, motilidade (contra prisão de ventre), atenuador e/ou melhorador dos odores fecais, prevenção a diverticulose do intestino grosso, etc.), combate a náuseas e enjoos matinais, cicatrização de feridas e infecções na pele, prevenção do câncer, auxílio no controle e frequência cardíaca e pressão arterial, controle da caspa, etc.

 

O leite do mamão verde tem um excelente poder antifúngico. Também, por suas propriedades proteolíticas é, por vezes, utilizado para eliminar as verrugas, (embora estas sejam causadas por vírus).

 

Fonte: Wikipédia.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Pouca gente sabe, mas 4 podas leves fazem a planta-renda-portuguesa se fortalecer

Planta-renda-portuguesa fica mais densa e forte com quatro podas leves feitas no momento certo.

4 horas ago

Um hábito diário pouco notado afeta diretamente o temperamento do Beagle

Descubra como um hábito diário influencia o temperamento do Beagle e aprenda ajustes simples para…

4 horas ago

População de cães no Brasil dispara e gera R$ 80 bilhões

O artigo analisa o impressionante crescimento da população de cães no Brasil, que hoje lidera…

7 horas ago

Drones agrícolas: o segredo do Brasil para superar a China

Este artigo detalha a rápida expansão dos drones agrícolas no Brasil e como essa tecnologia…

7 horas ago

Detecção de DNA por celular evita prejuízos no campo

O artigo detalha uma descoberta revolucionária da Universidade de Aarhus que permite identificar sequências genéticas…

7 horas ago

O mistério da diferença de nível entre oceanos no Panamá

O artigo explora o fascinante fenômeno físico que mantém o Oceano Pacífico 20 centímetros acima…

7 horas ago

This website uses cookies.