Categories: Artigos Científicos

Da onde vêm doenças que ataca seres humanos

Cerca de 70% de novas doenças que infectam seres humanos têm origem animal.

 

Publicidade

Relatório de agência alerta sobre a relação entre indústria agropecuária e as doenças infecciosas que afetam o mundo.

 

Cerca de 70% das novas doenças que infectaram os seres humanos nas últimas décadas têm origem animal, afirmou a agência alimentar das Nações Unidas, alertando que está se tornando mais comum que doenças mudem de espécies e se espalhem na população, em meio ao crescimento das cadeias de agricultura e de abastecimento alimentar.

 

A expansão contínua das terras agrícolas em áreas selvagens, juntamente com um ‘boom’ mundial da produção animal, significa que “o gado e os animais selvagens estão mais em contato uns com os outros, e nós mesmos estamos mais em contato com os animais do que nunca”, disse Ren Wang, diretor-geral assistente da área de agricultura e defesa do consumidor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

 

“Não podemos lidar com a saúde humana, a saúde animal e a saúde do ecossistema de forma isolada, temos de olhar para eles juntos, e abordar os condutores de surgimento de doenças, persistência e propagação, ao invés de simplesmente correr atrás das doenças depois que elas emergem”, acrescentou.

 

De acordo com o relatório ‘Pecuária Global 2013: Mudando as Paisagens das Doenças’, é necessária uma nova abordagem – mais holística – para a gestão de ameaças de doenças.

 

O relatório busca entender como as mudanças na forma como os humanos criam e comercializam animais têm afetado o modo como as doenças surgem e se espalham.

 

A globalização e as mudanças climáticas estão redistribuindo patógenos, vetores e hospedeiros, e os riscos de pandemia para os seres humanos causada por patógenos de origem animal são uma grande preocupação. Ao mesmo tempo, os riscos de segurança alimentar e resistência aos antibióticos estão aumentando em todo o mundo, diz a agência da ONU.

 

Fonte: Revista Forum/ ONU Brasil Portal Meio.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Preço do Boi China: SP e Pará lideram teto do mercado

O preço do boi china a prazo atinge marcas importantes neste sábado. Confira a tabela…

21 horas ago

Prejuízo no oceano? Como rêmoras pesam nos hospedeiros

Mecanismo de sucção das rêmoras representa um dos maiores triunfos da engenharia biológica nos oceanos…

21 horas ago

Alerta na zootecnia: o segredo do tamanduá-bandeira

O enriquecimento ambiental para tamanduá-bandeira é uma metodologia zootécnica essencial que utiliza estímulos físicos e…

21 horas ago

Preço da vaca gorda surpreende com altas regionais; onde subiu?

O preço da vaca gorda ganha força neste sábado com altas em São Paulo e…

21 horas ago

Prejuízo no trânsito? O eVTOL VT35 da EHang promete mudar isso

O eVTOL VT35 da EHang representa um marco na mobilidade aérea urbana global, trazendo uma…

21 horas ago

This website uses cookies.