Categories: Artigos Científicos

Monitoramento mostra Helicoverpa no MS

Monitoramento mostra situação da lagarta Helicoverpa em Mato Grosso do Sul.

 

Publicidade

O pesquisador da Fundação Chapadão Dr. Germison Tomquelski, faz um relato sobre o monitoramento de Helicoverpa na região dos Chapadões, em Mato Grosso do Sul (MS) ocorrido durante o mês de outubro: os surtos da praga estão ocorrendo de forma generalizada nas lavouras. Temos a favor da lagarta muitos hospedeiros alternativos na região, aliado a isto algumas medidas também não foram atentadas.

 

Diante a situação que estamos passando a sugestão é que monitorem a presença de ovos sendo que estes eclodem por volta do 3º dia após ovoposição, os dois (1º e 2º) primeiros instares duram em média de 2 a 3 dias cada um. Assim se ver o ovo de cor clara, o produtor terá em torno de 7 dias para observar se ouve eclosão e realizar o controle com lagartas pequenas até 7 mm.

 

O principio de um bom controle e ser efetivo na primeira aplicação, controlando o primeiro fluxo da praga. Aliado a nós estamos com um índice de parasitismo de Tachinideo (mosca) na ordem de 30%. Por isto, o uso de produto seletivo é bastante interessante neste momento. Não deixem a praga multiplicar na sua área, ou seja, controle mais ou menos dará trabalho depois.

 

Germison alerta aos que ainda estão dessecando e tiverem Mariposas, lagartas pequenas de Spodoptera e Lagarta-rosca fazerem uso de produtos específicos.helico – Ovo de Helicoverpa. O pesquisador alerta ainda que a maioria das mariposas e ovos presente nas lavouras são de Helicoverpa, de Anticarcia e de Falsa-medideira por isso, o diretor da Fundação Edson Borges, alerta que as medidas mais eficiente e racional é fazer uso do monitoramento com técnicos especializados na identificação das pragas, uso de armadilhas luminosas e de feromônio, ajudam.

 

Para isto a Fundação Chapadão em parceria com Bayer, vem desde a safra 2012/13, fazendo este monitoramento e as informações estão disponibilizadas no site: http://www.fundacaochapadão.com.br .

 

Nesta semana iniciamos ainda um projeto de Patrulha de Monitoramento a Helicoverpa em parceria com as prefeituras de Chapadão do Sul, Céu e Cooperativa Copper, onde técnicos destes órgão e pesquisadores da Fundação estão visitando as fazendas e procedendo o levantamento das pragas e ao mesmo tempo orientando aos produtores nas decisões a serem tomadas.

 

Adriano Loeff, presidente da Fundação pedem para os produtores ficarem atentos, pois, é uma questão diferente dos outros anos, e que não entrem em desespero a moderação é salutar.

 

Fonte: O Correio News.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Fevereiro Roxo para pets: o segredo da longevidade silenciosa

O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…

12 horas ago

Como acalmar um gato arisco: 5 estratégias para conquista-lo

Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…

12 horas ago

O segredo revelado de como escolher um gato ideal para você

O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…

12 horas ago

Tosa bebê: o segredo visual que rejuvenesce cães adultos

O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…

12 horas ago

O segredo do Prototaxites: Um fungo ou um novo reino?

Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…

13 horas ago

Pod: o segredo por trás do viral sobre o tênis autoajustável

O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…

13 horas ago

This website uses cookies.