Encontro na Embrapa discute divulgação científica

Compartilhar

Fortalecer a comunicação e a interação com a sociedade está entre as prioridades da Embrapa, que há 40 anos contribui para o desenvolvimento da agricultura brasileira e busca tornar público o conhecimento produzido. Com o objetivo de incentivar a criação de uma cultura científica e promover o debate sobre a cobertura de ciência pela mídia, a Empresa promove, em 1º de outubro, o 2º Encontro Mídia e Pesquisa.

 

“A Empresa entende que por meio da divulgação científica está contribuindo para a construção de uma cultura científica na sociedade, onde o cidadão, ao ter acesso ao conhecimento gerado nos centros de pesquisa, poderá participar mais ativamente das discussões das políticas públicas do país relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas”, afirma a jornalista Heloiza Dias, coordenadora de Articulação e Estudos em Comunicação da Secretaria de Comunicação da Embrapa (Secom).

 

Além de colaborar no esclarecimento da população sobre os avanços da ciência e da tecnologia, fornecendo subsídios para a formação da consciência crítica, a divulgação científica permite a expansão do conhecimento científico além dos muros das universidades e centros de pesquisa, promovendo maior interação entre pesquisadores e a sociedade. Também ajuda a conscientizar os formadores da opinião pública sobre a importância de se investir em pesquisas.

 

O Encontro Mídia e Pesquisa vai reunir cientistas, professores, estudantes e jornalistas em torno de três mesas-redondas, que trarão um panorama do jornalismo científico, além da visão de representantes da pesquisa e do jornalismo sobre a cobertura da mídia. Também serão discutidas as relações da sociedade com a ciência mediadas pela imprensa, os desafios do jornalismo científico aliado ao desenvolvimento sustentável e o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

 

A editora on-line da revista Pesquisa Fapesp, Maria Guimarães, ressalta que, cada vez mais, os leitores têm acesso ao conteúdo por meio da internet e por dispositivos móveis, como os celulares e tablets. “É importante explorarmos essas vias para continuarmos a difundir o nosso trabalho. As redes sociais, por outro lado, são um ótimo meio para divulgar nosso conteúdo e, além disso, permitem uma conversa direta com o público”, justifica.

Anuncio congado imagem

 

Estão entre os palestrantes do evento Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graça Caldas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fabíola de Oliveira, da Vale Ciência Editoração, Maria Guimarães, da Pesquisa Fapesp, Cilene Victor da Silva, da Revista Com Ciência Ambiental, Raquel Ghini, da Embrapa Meio Ambiente, Heloiza Dias e Joanicy Brito, da Secom/Embrapa.

 

Fonte: Embrapa.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!