Aplicação do simulador DNDC
Pesquisador participa de conferência global sobre aplicação do simulador DNDC.
O pesquisador Antonio Carlos Reis de Freitas, da Embrapa Cocais –Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento– , participará da Conferência da Rede Global DNDC e do workshop DNDC, que serão realizados entre os dias 14 e 17 de setembro, em Pequim, na China.
Os eventos estão sendo realizados pela Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS, por sua sigla em inglês), pelo Instituto de Recursos Agrícolas e Planejamento Regional (IARRP, por sua sigla em inglês),pela Universidade de New Hampshire (EUA) e pelo Landcare Research, da Nova Zelândia.O tema central do encontro serão os progressos científicos sobre a modelagem computacional DNDC, que é baseada em processos biogeoquímicos para a melhoria dos serviços ambientais na agricultura.
“A conferência será muito importante para intercâmbio de experiências com pesquisadores de outros países. que integram a Rede Global DNDC”, afirmou Carlos Freitas, que é engenheiro agrônomo, com doutorado em Desenvolvimento Socioambiental. No evento, o pesquisador da Embrapa Cocais apresentará os resultados da aplicação do modelo DNDC aos dados de um experimento de longa duração, conduzido pela Embrapa Cerrados (que tem sede em Planaltina-DF), sob a coordenação da pesquisadora Arminda Moreira.
O trabalho para monitoramento das emissões de óxido nítrico (NO)foi realizado entre março de 2002 e junho de 2003, em sistemas de plantio direto com uso de plantas de cobertura (Crotalaria juncea, Mucuna pruriens), em comparação com o uso da vegetação natural.
Segundo os profissionais da Embrapa, os resultados das pesquisas mostraram que o uso do modelo DNDC é eficiente para a predição das emissões de óxido nítrico em sistemas convencionais, mas ainda requer calibração para predição das emissões em sistemas de plantio direto no bioma Cerrado. Esses resultados serão apresentados por Freitas em Pequim.
Fonte: Embrapa Cocais.

