Preços do arroz começam a apresentar leve desvalorização
Preços do arroz começam a apresentar leve desvalorização. Avanço da colheita e menor demanda das indústrias de beneficiamento são os principais motivos.
Veja também: Tecnologias poupa terra
Preços do arroz começam a apresentar leve desvalorização
Com a colheita praticamente finalizada no país, os preços do arroz começam a demonstrar ameno movimento de desvalorização, aponta boletim da Conab. Esse comportamento também é influenciado pela menor demanda das indústrias de beneficiamento, que aguardam um momento futuro, com possíveis cotações menores, para voltarem de forma mais intensa ao mercado.
A queda na demanda identificada no varejo tem refletido na menor necessidade de aquisições do grão por parte das beneficiadoras. Mais especificamente sobre a safra no Rio Grande do Sul, principal estado produtor, segundo a Sureg/RS: “A colheita alcança 97% da área do estado devendo ser concluída nos próximos dias. A produtividade média segue elevada, a mais alta da história. A tendência é de que a produtividade seja mais baixa nas lavouras mais tardias, mas não deve comprometer a média final”.
No que diz respeito à balança comercial, com a revisão do valor de produção, em razão da excelente produtividade identificada no campo no RS, a perspectiva é que o país apresente um superávit de 200 mil toneladas em 2021, valor este abaixo do superávit observado em 2020. As elevadas cotações internas e o cenário de retração de preços internacionais corroboram o cenário traçado.
FONTE: DATAGRO.


1 Comentário