Piracema
|

Piracema em MT começa no dia 3 de outubro

Compartilhar

Piracema nos rios de Mato Grosso começa no dia 3 de outubro.

Veja também: Criação de suínos para salvar vidas humanas

A decisão é do Conselho Estadual de Pesca e durante quatro meses a pesca é proibida nos rios do estado.

O período de defeso da piracema 2022/2023 nos rios de Mato Grosso ocorrerá entre 3 de outubro de 2022 e 2 de fevereiro de 2023. O período representa uma antecipação de um mês em relação ao decretado como defeso da piracema no restante do país.

A decisão ocorreu durante reunião extraordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) nesta quinta-feira (8). A resolução será publicada no Diário Oficial do Estado.

Anuncio congado imagem

Estudos realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revelam que a maioria das espécies de peixes já se encontra em período reprodutivo no mês de outubro nos rios mato-grossenses.

De acordo com especialistas das duas entidades, por não ser visível para leigos que o peixe está com os órgãos reprodutivos desenvolvidos, o período de defeso se faz necessário para a proteção dos peixes da pesca.

Estudos mostram percentuais superiores a fevereiro

A professora e bióloga da UFMT, Lúcia Mateus, revela que dados coletados sobre as espécies pintado e cachara, por exemplo, mostram que a probabilidade de elas estarem em reprodução no mês de outubro é de cerca de 40%, já em fevereiro, 20%.

Já a probabilidade do conjunto dos siluriformes, ou seja, peixes como o cascudo e o bagre, chega a 55% de estarem em reprodução no mês de outubro.

“Estes são dados estatisticamente significativos, e com 95% de confiabilidade”, afirma a especialista.

Fonte: Canal Rural. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *