boi gordo
| | |

O que esperar do mercado futuro do boi gordo?

Compartilhar

O que esperar do mercado do boi gordo no segundo semestre?

Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron: aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar.

Veja também: Será um novo ciclo para os frigoríficos?

O mercado tem presenciado uma queda nos preços do boi. A cotação média em junho, até o dia 13, ficou em R$236,50 por arroba (referência Barretos-SP). Em comparação ao ano passado, houve uma redução de 21% na cotação, e no último mês, a queda foi de 7%. A Figura 1 ilustra o comportamento do preço da arroba na praça paulista.

boi gordo

Essa tendência de queda nos preços tem confirmado as expectativas do mercado, uma vez que estamos na fase de baixa do ciclo pecuário, caracterizada pelo aumento da participação de fêmeas no abate de bovinos.

Anuncio congado imagem

Diversos fatores influenciam os preços, destacando-se três deles:

Abate de fêmeas:

Tradicionalmente, no primeiro semestre, ocorre um maior abate de fêmeas devido ao descarte no final da estação de monta. Nos últimos 14 anos, de 2010 a 2023, a quantidade de fêmeas abatidas no primeiro semestre foi cerca de 800 mil cabeças maior em comparação ao segundo semestre.

Demanda chinesa:

Entre julho e setembro, a China historicamente aumenta sua compra de carne bovina in natura do Brasil. Comparando os semestres, foram adquiridas 80 mil toneladas a mais no segundo semestre em relação ao primeiro, com base na média de 2018 a 2023.

Consumo no mercado interno:

Geralmente, o consumo de carne bovina é mais elevado no segundo semestre, especialmente em dezembro, como mostra a Figura 4, que apresenta a variação de consumo/vendas em relação ao mês anterior. Os picos de consumo ocorrem em dezembro, relacionados às festividades de final de ano, enquanto os vales de consumo são observados em janeiro, devido às despesas pós-festivas e ao período de férias escolares.

O que esperar para o futuro?

Historicamente, os preços tendem a ser mais altos no último trimestre do ano, conforme demonstrado no comportamento do preço médio da arroba do boi gordo em São Paulo, de 2001 a 2023, mês a mês.

Considerando esses três fatores, há uma possibilidade palpável de preços melhores devido à redução sazonal da oferta de bovinos e às expectativas de aumento do consumo interno e das exportações. No entanto, não se deve esperar preços excepcionalmente elevados, pois o mercado não está favorável para isso.

Fonte: Scot Consultoria. Por: Alcides Torres e Jéssica Olivier.


Compartilhar

Posts Similares

1 Comentário

  1. Seria possível analisar de quanto foi o aumento aumento de carne bovina em junho e julho com o pagamento do décimo terceiro pelo Inns !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *