Setor de alimentação animal deve fechar 2022 com crescimento de 1,3%.
Veja também: Produtor rural e o mercado de carbono
Resultados apurados até o momento apontam para produção de aproximadamente 82 milhões de toneladas de rações.
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) divulgou nesta quinta-feira (8) o balanço do setor de alimentação animal em 2022, com estimativa final de crescimento de 1,3%. Os resultados apurados até este momento apontam para produção de aproximadamente 82 milhões de toneladas de rações.
Os segmentos com perspectiva de melhor desempenho do setor são Suínos, com crescimento de 4%; Gado de Corte, aumento de 3%; e Cães e Gatos, com avanço de mais de 6,0%. Poedeiras e Leite seguem com desempenho negativo quando comparadas ao exercício anterior, e poderão retroceder até 4% e 3%, respectivamente.
Para Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, “o ambiente inflacionário que afligiu toda cadeia produtiva global de proteína animal comprometeu os resultados dos produtores brasileiros de carnes, ovos e leite, sejam eles verticalizados ou independentes, impactando os índices do setor. Ainda assim, é louvável o desempenho do setor diante da escassez de insumos e da inflação cambial, as quais continuam turbinando os custos de produção e os preços de produtos e serviços que corroeram o poder de compra dos consumidores”, diz.
Para 2023, a projeção de desempenho está além dos fatores de risco ou sucesso inerentes do mercado, aponta Ariovaldo: “Apesar da aflitiva instabilidade geopolítica e fragilidade socioeconômica contemporânea, a projeção que posso fazer é sobre o invejável desempenho do Brasil como protagonista global na produção e exportação de gêneros agropecuários, em boa parte pela inovação e pelo robusto potencial energético renovável, necessário ao combate dos indesejáveis efeitos das alterações climáticas”, complementa.
Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.
O preço da carne bovina mostrou força no fim do mês, com oferta restrita e…
O Funrural 2026 exige decisão até 31 de janeiro. Saiba como escolher entre folha ou…
As galinhas pretas unem genética rara, tradição asiática e produção moderna. Entenda por que essas…
Chapéu é tradição no campo, mas a lei exige capacete em atividades de risco. Entenda…
Existe pílula da longevidade? A ciência investiga caminhos para viver mais com saúde, mas o…
O preço médio das terras no Brasil disparou e o mapa revela regiões surpreendentes. Veja…
This website uses cookies.
View Comments