Nova safra trará novos desafios para os preços da soja, de acordo com relatório do Rabobank; confira.
Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron: aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar.
Veja também: El Niño é confirmado com ondas de calor, ciclones e tempestades
Nova safra trará expectativas de mudança nos preços da soja, com um aumento projetado na área plantada. De acordo com um relatório recente do Rabobank, nos últimos 12 meses, as cotações da soja tiveram uma queda de 33% no mercado brasileiro, enquanto em Chicago (CBOT) a queda foi de 20% no mesmo período. Nas duas últimas safras, os principais fatores que influenciaram os preços da soja no Brasil favoreceram seu aumento.
No entanto, para a safra 2022/23, a queda nos preços em CBOT, juntamente com a desvalorização cambial e a diminuição do prêmio, não contribuem mais para que as cotações atinjam os recordes alcançados em 2022. Essa situação explica a maior queda de preços no mercado brasileiro em comparação com o mercado internacional.
O Rabobank destaca que a queda nos preços da soja também é resultado da safra recorde colhida durante o ciclo 2022/23. Estima-se que a safra brasileira de soja atingiu 155 milhões de toneladas, um aumento de 27 milhões de toneladas em relação à safra anterior. As exportações também alcançaram um volume recorde de 49 milhões de toneladas entre janeiro e maio de 2023, um aumento de 6 milhões de toneladas em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, em comparação com o aumento da oferta brasileira de soja, esse número se torna relativamente pequeno.
Considerando a atual relação de troca para a safra 2023/24, o Rabobank prevê um aumento de cerca de 2,5% na área plantada de soja. O relatório destaca que o risco climático para a safra norte-americana será o principal fator para uma alta volatilidade nos preços globais. No entanto, levando em conta um cenário em que a demanda deve crescer em um ritmo mais lento do que a oferta, uma potencial consolidação da safra de soja nos Estados Unidos pode impactar os preços, levando-os a se estabilizarem em níveis mais baixos.
Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.
O preço da carne bovina mostrou força no fim do mês, com oferta restrita e…
O Funrural 2026 exige decisão até 31 de janeiro. Saiba como escolher entre folha ou…
As galinhas pretas unem genética rara, tradição asiática e produção moderna. Entenda por que essas…
Chapéu é tradição no campo, mas a lei exige capacete em atividades de risco. Entenda…
Existe pílula da longevidade? A ciência investiga caminhos para viver mais com saúde, mas o…
O preço médio das terras no Brasil disparou e o mapa revela regiões surpreendentes. Veja…
This website uses cookies.