Agricultores dos EUA agora enfrentam escassez de diesel

Como se este ano não tivesse sido difícil o suficiente para a comunidade agrícola, os agricultores dos EUA agora podem adicionar “escassez global de diesel” ao seu cartão de bingo de dificuldades este ano.

Veja também: Agricultor cultiva maçãs do tamanho de pérolas

Publicidade

Facebook Portal Agron

Apenas algumas semanas depois que uma ordem executiva foi colocada pelo governador Stitt para continuar os esforços de alívio da seca para os agricultores, relatos do que alguns estão chamando de uma escassez devastadora de diesel estão chegando para acompanhar os agricultores na já dura temporada de inverno.

Tim Heinrich, que atua no conselho de administração do Distrito de Conservação do Condado de Garfield, e administra uma operação agrícola de 3.000 acres em North Central Oklahoma, diz que uma colheitadeira moderna, como a que ele usa atualmente em sua fazenda para a colheita, normalmente exigirá cerca de 150 galões de diesel por dia para fazer o trabalho, um trabalho que, no final, lhe custará mais em combustível do que ele receberá de volta em vendas.

“Estou colhendo soja que nem vale a pena colher agora”, disse ele, acrescentando que um aumento nos custos do diesel torna cada componente de cada função de sua fazenda mais caro.

“A maioria de nós tem picapes a diesel que usamos para alimentar vacas durante todo o inverno, todos os caminhões transportando as colheitas de e para a fazenda, todos os nossos pulverizadores agrícolas, nossas colheitadeiras e nossos tratores. Tudo isso está à mercê do aumento do custo do diesel”, disse ele.

A Agência de Informação de Energia dos EUA relata em seu Short Term Energy Outlook de novembro que os preços do diesel estão quase 50% mais altos do que nesta época do ano passado, e nossas reservas estão no nível mais baixo desde 1951. Mas como chegamos até aqui?

“A demanda está voltando para onde estava em 2019, e a oferta está literalmente produzindo um milhão de barris por dia a menos do que em 2019”, disse o deputado Frank Lucas (R-Cheyenne), ex-presidente do Comitê de Agricultura da Câmara.

Lucas disse que um dos desafios é que, desde 2019, 5% da capacidade de refino que tínhamos há três anos para converter petróleo em diesel não existe mais.

“Ou foi convertido em biocombustíveis, era um equipamento antiquado e antigo, ou foi determinado como rentável quando a demanda estava baixa. Portanto, temos 5% menos capacidade de refino, mas as refinarias que estão funcionando estão trabalhando mais do que em mais de 20 anos. Então, à medida que a demanda aumenta, a oferta é restrita pelo quanto podemos crescer”, disse ele.

“Você só pode obter tanto diesel de um barril de petróleo. É apenas a natureza disso.”

Outro desafio, a Rússia.

“As circunstâncias de oferta e demanda no mundo afetam os preços nos EUA. Acrescente o ditador Putin invadindo seus vizinhos e a Ucrânia, e a resposta da Europa e do mundo ocidental para parar de comprar produtos russos. Isso também afetou as coisas”, disse Lucas.

Heinrich, que também atua no conselho de co-policiais da Garber, uma cooperativa de agricultores de propriedade local que fornece fertilizantes, rações, combustível e produtos químicos para os agricultores da área, disse que a escassez de diesel também está afetando outros produtos agrícolas.

“Tivemos que reduzir alguns de nossos produtos químicos e fertilizantes agrícolas porque simplesmente não podemos obtê-los. Há tanta escassez agora porque muitas dessas coisas são fabricadas em fábricas que queimam diesel.”

Heinrich disse que a comunidade está tentando se adaptar e aprender a fazer mais com menos, mas é difícil acompanhar isso e o aumento da inflação.

“Todos os nossos custos de insumos dobraram ou triplicaram. Somos a única parte da cadeia alimentar que não pode controlar nosso preço de venda”, disse Heinrich.

Quer se trate de uma operação de alguns milhares de acres ou algumas dezenas, os agricultores de todo o estado estão sentindo a pressão desses aumentos de preços.

“Os agricultores estão reduzindo tudo, desde a vida agrícola até a vida familiar”, disse Megan Whitehead, que administra uma pequena fazenda de 30 acres com sua família em Kingfisher, Oklahoma.

“Todos os preços subiram, exceto o que ganhamos.”

Megan recentemente teve que vender seu rebanho de gado de corte depois de não poder pagar sua alimentação de feno em setembro deste ano. Ainda se recuperando de uma recente cirurgia no joelho, ela disse que terá que passar horas extras no hospital em que trabalha para evitar que sua família tenha que vender partes de suas terras para passar o inverno.

“Tenho sorte de poder fazer horas extras a cada duas semanas no hospital, mas muitas outras famílias de agricultores não têm essa opção”, disse Megan.

Heinrich disse que a maioria dos agricultores de Oklahoma está operando com dinheiro emprestado.

“Quase todo agricultor aqui fora tem um grande empréstimo antigo. As pessoas na cidade podem passar de carro e ver nossos equipamentos e nossos celeiros e pensar, oh, ele tem isso feito. Mas estamos todos a um soluço de perdê-lo. Cada um de nós é apenas um soluço de perdê-lo”, disse Heinrich.

Tradução: Portal Agron. Por: Zoë Blume / Gaylord Notícias. Imagem principal: Depositphotos.

Douglas Carreson

Recent Posts

Preço da carne bovina foge do padrão e muda o jogo do mercado

O preço da carne bovina mostrou força no fim do mês, com oferta restrita e…

11 horas ago

Funrural 2026: 2 formas de recolhimento e seus impactos reais

O Funrural 2026 exige decisão até 31 de janeiro. Saiba como escolher entre folha ou…

11 horas ago

Galinhas pretas: Aves que podem valer até US$ 6 mil

As galinhas pretas unem genética rara, tradição asiática e produção moderna. Entenda por que essas…

12 horas ago

Chapéu é tradição, mas a lei exige capacete — e a multa sobra pra fazenda

Chapéu é tradição no campo, mas a lei exige capacete em atividades de risco. Entenda…

12 horas ago

Existe pílula da longevidade? Ciência corre contra o tempo

Existe pílula da longevidade? A ciência investiga caminhos para viver mais com saúde, mas o…

13 horas ago

Preço médio das terras no Brasil: O mapa que chocou o agro

O preço médio das terras no Brasil disparou e o mapa revela regiões surpreendentes. Veja…

13 horas ago

This website uses cookies.