Culturas transgênicas trazem ganhos e sustentabilidade para agricultura.
Veja também: Por que precisamos da espécies-chave para viver?
Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar
O mais recente estudo sobre o impacto das culturas transgênicas na agricultura destaca ganhos de produção, rentabilidade e sustentabilidade.
Após 25 anos de cultivo as culturas transgênicas seguem impactando positivamente a agricultura global. Publicado este ano (2022) o mais recente estudo da PG Economics, consultoria inglesa especializada em agricultura, destaca que a adoção das sementes transgênicas pelos agricultores tem impactado positivamente a produção de alimentos no mundo.
Principais benefícios das culturas transgênicas
A tecnologia de sementes transgênicas tem auxiliado muitos agricultores a cultivarem mais alimentos, rações e fibras usando menos recursos (terra, água, insumos e outros), reduzindo os danos causados por pragas e controlando melhor as plantas daninhas.
O estudo da PG Economics mostra que as culturas transgênicas continuam agregando vantagens econômicas quando comparadas às sementes convencionais – para cada dólar extra que o produtor investe nessa tecnologia ele terá um retorno médio de US$ 3,76.
Essa rentabilidade se deve principalmente ao aumento da produção. No mundo, as sementes transgênicas já renderam uma produção adicional de 595 milhões de toneladas de milho, 330 milhões de toneladas de soja, 37 milhões de toneladas de algodão e 16 milhões de toneladas de canola.
As culturas transgênicas também favorecem a redução do custo de produção, principalmente por meio de menores gastos com monitoramento e controle de plantas daninhas (herbicidas), insetos (inseticidas).
O meio ambiente também ganha. A preferência por esse tipo de tecnologia contribui para redução na pressão da mudança de uso da terra. Por exemplo, o estudo avalia que para manter a produção global de soja, milho, algodão e canola, nos níveis de 2020, sem o uso de sementes transgênicas, seriam necessários o acréscimo de 23,4 milhões de hectares para agricultura.
O que faz com que o impacto das culturas transgênicas seja tão grande?
A principal função das culturas transgênicas é otimizar o uso de recursos necessários na produção agrícola sustentável e de alto rendimento.
Quando o produtor opta pela semente transgênica, ele aumenta sua produção, ganha tempo e praticidade, uma vez que a tecnologia impacta no controle de plantas daninhas e insetos. Além disso, as culturas transgênicas facilitam o cultivo da segunda safra de soja, principalmente, na América do Sul onde a produção foi aumentada em 222,7 milhões de toneladas desde que a tecnologia foi implementada.
Dessa forma, o aumento de renda financeira (US$ 261,3 bilhões) alcançado pelos produtores é uma consequência desses benefícios. Podemos dizer que 72% dessa rentabilidade é resultado do aumento da produção e 28% da redução nos gastos com pesticidas. Com rendimentos mais altos e menos tempo e dinheiro gastos no manejo de pragas e plantas daninhas, os agricultores reconhecem as vantagens na adoção da biotecnologia no campo.
Inovação contínua
Nos primeiros 15 a 20 anos de adoção das culturas transgênicas a principal tecnologia presente no campo era a de resistência a um único herbicida. Atualmente estão sendo disponibilizadas aos agricultores sementes transgênicas que podem apresentar tolerância até a quatro herbicidas de diferentes ingredientes ativos.
Essa nova característica, presente nas sementes transgênicas, permite que os produtores possam incluir no manejo agrícola herbicidas com modos de ação diferentes e complementares. O que é bastante recomendável, uma vez que diminui as chances do aparecimento de plantas daninhas resistentes.
Outras inovações como resistência à seca, aos vírus e nematoides que também já se encontram no mercado já impactaram positivamente os produtores e devem agregar, ainda mais benefícios na produção de alimentos, fibras e energia.
Diante disso, as culturas transgênicas devem continuar beneficiando os agricultores que veem nessa tecnologia uma oportunidade para aumento da produção, rentabilidade e preservando a biodiversidade do planeta.
Principal fonte:
Graham Brookes. Farm income and production impacts from the use of genetically modified (GM) crop technology 1996-2020. GM Crops & Food, 2022.
Fonte: CropLife Brasil.
Imagem principal: Depositphotos.
O preço da carne bovina mostrou força no fim do mês, com oferta restrita e…
O Funrural 2026 exige decisão até 31 de janeiro. Saiba como escolher entre folha ou…
As galinhas pretas unem genética rara, tradição asiática e produção moderna. Entenda por que essas…
Chapéu é tradição no campo, mas a lei exige capacete em atividades de risco. Entenda…
Existe pílula da longevidade? A ciência investiga caminhos para viver mais com saúde, mas o…
O preço médio das terras no Brasil disparou e o mapa revela regiões surpreendentes. Veja…
This website uses cookies.
View Comments