Os gatos são uma das principais ameaças à vida selvagem dos EUA, matando bilhões de animais a cada ano, sugere um estudo.
Veja também: Pássaro vampiro bebe sangue de aves maiores que ele
Os autores estimam que sejam responsáveis pela morte de 1,4 a 3,7 bilhões de aves e 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos anualmente.
Escrevendo na Nature Communications , os cientistas disseram que gatos de rua e selvagens são os piores criminosos.
No entanto, eles acrescentaram que os felinos de estimação também desempenharam um papel e que os donos devem fazer mais para reduzir seu impacto.
Os autores concluíram que mais animais estão morrendo nas garras de gatos nos Estados Unidos do que em acidentes rodoviários, colisões com prédios ou envenenamentos.
O instinto assassino do gato doméstico foi bem documentado em muitas ilhas ao redor do mundo.
Os felinos que acompanham seus companheiros humanos passaram a caçar a vida selvagem local e foram culpados pela extinção global de 33 espécies.
Mas seu impacto nas áreas do continente tem sido mais difícil de mapear.
Para saber mais, pesquisadores do Smithsonian Conservation Biology Institute (SCBI) e do US Fish and Wildlife Service realizaram uma revisão de estudos que haviam analisado anteriormente as proezas predatórias dos felinos.
Sua análise revelou que as mortes de gatos foram muito maiores do que estudos anteriores haviam sugerido: eles descobriram que mataram mais de quatro vezes mais aves do que se estimava anteriormente.
Aves nativas dos EUA, como o Robin americano, estavam em maior risco, e camundongos, musaranhos, ratazanas, esquilos e coelhos eram os mamíferos com maior probabilidade de serem mortos.
Dr. Pete Marra do SCBI disse: “Nosso estudo sugere que eles são a principal ameaça à vida selvagem dos EUA”.
A equipe disse que gatos “sem dono”, que eles classificaram como de rua, gatos selvagens e gatos de fazenda, estavam matando cerca de três vezes mais animais do que gatos de estimação. No entanto, eles disseram que os gatos de estimação ainda estavam matando um número significativo de animais e que seus donos deveriam fazer mais para limitar o impacto.
Marra disse: “Esperamos que a grande quantidade de mortalidade de animais selvagens indicada por nossa pesquisa convença alguns donos de gatos a manter seus gatos dentro de casa e que alerte os formuladores de políticas, gestores de vida selvagem e cientistas para a grande magnitude da mortalidade de animais selvagens causada pela predação de gatos”.
Uma porta-voz da organização de bem-estar animal RSPCA disse que uma coleira e um sino adequadamente ajustados podem reduzir o sucesso de um gato ao caçar em pelo menos um terço.
Tradução: Equipe Agron. Por: Rebeca Morelle. Repórter: Ciência, BBC World Service.
Saiba como identificar os 4 sinais de que seu cacto-coroa-de-frade está com sol insuficiente e…
Shih Tzu com olhos lacrimejando demais? Um erro no ambiente pode estar por trás do…
O preço da carne bovina mostrou força no fim do mês, com oferta restrita e…
O Funrural 2026 exige decisão até 31 de janeiro. Saiba como escolher entre folha ou…
As galinhas pretas unem genética rara, tradição asiática e produção moderna. Entenda por que essas…
Chapéu é tradição no campo, mas a lei exige capacete em atividades de risco. Entenda…
This website uses cookies.
View Comments