Categories: AgriculturaEconomia

Mudança climática está afetando a produção global de alimentos

A mudança climática já está afetando a produção global de alimentos – e não igualmente.

Veja também: Técnica israelense pode dobrar produtividade de lavouras

Publicidade

Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar

As 10 principais culturas do mundo – cevada, mandioca, milho, óleo de palma, colza, arroz, sorgo, soja, cana-de-açúcar e trigo – fornecem 83% de todas as calorias produzidas em terras agrícolas. Os rendimentos têm sido projetados para diminuir em condições climáticas futuras. Agora, uma nova pesquisa mostra que a mudança climática já afetou a produção dessas principais fontes de energia – e algumas regiões e países estão se saindo muito pior do que outros.

Publicado no PLOS ONE , o estudo liderado pela Universidade de Minnesota, conduzido com pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Copenhague, usou dados climáticos e de colheitas para avaliar o impacto potencial das mudanças climáticas observadas. Os pesquisadores descobriram que:

A mudança climática observada causa uma variação significativa de rendimento nas 10 principais culturas do mundo, variando de uma diminuição de 13,4% para o óleo de palma a um aumento de 3,5% para a soja, resultando em uma redução média de aproximadamente um por cento (-3,5 X 10e13 kcal /ano) de calorias alimentares consumíveis dessas 10 principais culturas;

os impactos das mudanças climáticas na produção global de alimentos são principalmente negativos na Europa, África do Sul e Austrália, geralmente positivos na América Latina e mistos na Ásia e nas Américas do Norte e Central;

metade de todos os países com insegurança alimentar está experimentando reduções na produção agrícola – assim como alguns países industrializados ricos da Europa Ocidental;

por outro lado, a mudança climática recente aumentou o rendimento de certas culturas em algumas áreas do meio-oeste dos Estados Unidos.

“Existem vencedores e perdedores, e alguns países que já sofrem de insegurança alimentar se saem pior”, diz o principal autor Deepak Ray  , do Instituto do Meio Ambiente da Universidade de Minnesota, cujos bancos de dados estatísticos de colheitas globais de alta resolução também foram usados ​​para ajudar a identificar como a produção agrícola global muda ao longo do tempo. Essas descobertas indicam quais áreas geográficas e culturas estão em maior risco, tornando-as relevantes para aqueles que trabalham para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU de acabar com a fome e limitar os efeitos das mudanças climáticas. Insights como esses levam a novas perguntas e próximos passos cruciais.

“Este é um sistema muito complexo, portanto, um componente de modelagem estatística e de ciência de dados cuidadoso é crucial para entender as dependências e os efeitos em cascata de pequenas ou grandes mudanças”, diz o coautor Snigdhansu Chatterjee , da Escola de Estatística da Universidade de Minnesota.

A Iniciativa de Paisagens Globais do Instituto, cujos colaboradores para este estudo incluíram Ray, Paul West e James Gerber , já havia produzido descobertas em escala global que foram usadas por organizações internacionais como a ONU, Banco Mundial e Brookings na avaliação da segurança alimentar global e desafios ambientais. Os estudiosos dizem que este relatório tem implicações para as principais empresas de alimentos, comerciantes de commodities e os países em que operam, bem como para os cidadãos em todo o mundo.

“A pesquisa documenta como a mudança já está acontecendo, não apenas em algum momento futuro”, diz Ray.

Grace Becker é associada de comunicação do Institute on the Environment e estudante de graduação na Universidade de Minnesota, onde estuda comunicação estratégica, estudos de sustentabilidade e espanhol.

IN GLOBAL LANDSCAPES INITIATIVE , IONE AFFILIATE , IONE FELLOW , NEWS , PRESS RELEASE

POR GRACE BECKER

Imagem principal: Depositphotos.

Tradução: Equipe Portal Agron.

Douglas Carreson

View Comments

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

Conexão cerebral antes da morte surpreende cientistas

Para quem tem pressa conexão cerebral antes da morte pode envolver picos intensos de atividade…

4 minutos ago

Matteo Paz descobre 1,5 milhão de objetos e ganha US$ 250 mil

Matteo Paz revolucionou a astronomia ao criar um algoritmo capaz de identificar mais de 1,5…

9 minutos ago

Projeto Sucuriú: investimento bilionário que muda MS

Projeto Sucuriú é o maior investimento da história da Arauco e está transformando o Mato…

16 minutos ago

Pirulito que toca música existe mesmo? Testamos

pirulito que toca música é um doce com mini alto-falante no cabo que ativa sons…

26 minutos ago

Baterias de estado sólido: o avanço que mudou 2026

Baterias de estado sólido avançaram de forma decisiva em 2026, aproximando a tecnologia da produção…

35 minutos ago

Diamantes cultivados em laboratório reduzem custo

diamantes cultivados em laboratório são produzidos em poucos dias por meio de alta pressão e…

46 minutos ago

This website uses cookies.