Mercado de reposição mantém viés negativo
Mercado de reposição mantém viés negativo, com destaque para fêmeas.
Veja também: Preço do boi fecha a última semana com estabilidade
Nesta última semana, a bezerra de desmama teve variação negativa de 5,97% em relação à semana anterior, informa a Scot Consultoria.
Nesta última semana, na praça de São Paulo, todas as categorias do mercado de reposição apresentaram queda em suas cotações em relação à semana anterior, informa Nicole Santos, analista de mercado da Scot Consultoria.
As categorias mais leves de machos tiveram baixas mais acentuadas para o bezerro de desmama e bezerro de ano, de 3,46% e 4,84% respectivamente, compara a consultoria.
Atualmente, o bezerro desmamado vale R$ 1.815/cabeça na praça paulista, relata Nicole. Quanto ao boi magro, houve retração semanal de 0,32%, em São Paulo, fechando em R$ 3.140/cabeça.
Para as fêmeas, as quedas foram mais acentuadas, relata a Scot, ainda referindo-se à praça paulista.
A bezerra de desmama teve variação negativa de 5,97% em relação à semana anterior; a bezerra de ano recuou 5,83%; o preço da novilha teve baixa semanal de 5,06%; e a cotação vaca boiadeira sofreu desvalorização de 2,13% na mesma base de comparação.
“Essas desvalorizações acentuadas refletem a tendência de baixa que vem influenciando o mercado de reposição há alguns meses (devido à mudança do ciclo pecuário) e, além disso, é ocasionada pelas quedas ocorridas no mercado do boi gordo no decorrer desta semana”, justifica Nicole.
No curto prazo, prevê a analista, o movimento de baixa no mercado brasileiro de reposição deve se manter, com destaque às categorias mais jovens.
Troca – No Mato Grosso do Sul, a relação de troca está desfavorável para o recriador/invernista em todas as categorias, na comparação mensal (maio versus abril).
Para as categorias mais leves – bezerro de desmama e de ano –, houve piora de 8,5% e 6,8%, respectivamente. Com isso, na praça do MS, é possível comprar 2,18 bezerros de desmama e 1,91 bezerro de ano com a venda de um boi gordo de 19@, informa a Scot.
Quanto às categorias mais eradas, a variação mensal foi de -7,5% e -9,6% para garrote e boi magro, respectivamente. É possível comprar 1,58 garrote e 1,32 boi magro com a venda de um boi gordo de 19@, compara a Scot.
Fonte: Portal DBO. Imagem principal: Depositphotos.

