Índice de preços de alimentos da FAO recua 8,6% em julho no comparativo mensal.
Veja também: Exportação de carne bovina tem crescimento em receita
Acompanhe o Portal Agron no Facebook
Índice de preços de alimentos
Foi o quinto declínio mensal consecutivo dos preços dos alimentos desde que indicador atingiu máximas históricas no início deste ano.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, publicou nesta sexta-feira (5) o Índice de Preços de Alimentos para julho. O maior declínio percentual foi no preço dos cereais e óleos vegetais.
De acordo com o relatório, houve uma queda de 8,6 % no índice global em relação a junho, marcando o quinto declínio mensal consecutivo desde que atingiu máximas históricas no início deste ano.
Petróleo e Óleos
Entretanto, o Índice de Preços de Alimentos da FAO permaneceu 13,1% maior se comparado a julho de 2021. As cotações internacionais para todos os tipos de óleo caíram. Os preços de óleos vegetais diminuíram 19,2% em relação ao mês anterior, marcando uma baixa de 10 meses.
Já óleo de palma ficou mais barato devido às perspectivas de amplas disponibilidades de exportação para fora da Indonésia, as do óleo de colza respondendo às estimativas de maior oferta de novas safras. Os preços do óleo de soja estão em queda devido à demanda lenta e prolongada.
E os consumidores do óleo de girassol também notaram uma queda acentuada em meio à demanda de importação global moderada, apesar das contínuas incertezas logísticas na região do Mar Negro. Os preços mais baixos do petróleo bruto puxaram os valores do óleo vegetal para baixo.
Enfraquecimento da Moeda Brasileira
O açúcar caiu 3,8% em relação a junho, em meio a preocupações com as perspectivas de demanda. O motivo são as expectativas de uma desaceleração econômica global, um enfraquecimento do real brasileiro e preços mais baixos do etanol, resultando em maior produção de açúcar no Brasil.
Indicações de maiores exportações, assim como perspectivas favoráveis de produção na Índia também contribuíram para a queda nos preços mundiais do produto.
Já o valor dos cereais caiu 11,5% no mês permanecendo 16,6% acima do preço de julho do ano passado. A queda foi liderada pelo trigo, em parte como reação ao acordo alcançado entre a Ucrânia e a Rússia para desbloquear as exportações dos principais portos do Mar Negro e em parte à disponibilidade sazonal das colheitas no hemisfério norte.
Argentina e Brasil
Os preços dos grãos de milho baixaram 10,7%, também devido, em parte, ao acordo do Mar Negro, mas também ao aumento das disponibilidades sazonais na Argentina e no Brasil.
Os preços internacionais do arroz também caíram pela primeira vez este ano.
O Índice de Preços de Laticínios da FAO caiu 2,5% em relação a junho, em meio a uma atividade comercial fraca, mas ainda em média 25,4% acima do valor de julho de 2021.
O leite em pó e a manteiga chegaram mais baratos às prateleiras enquanto o queijo permanece estável, impulsionado pela demanda nos destinos turísticos europeus.
Segurança Alimentar Global
Os preços internacionais da carne de aves atingiram um recorde histórico, sustentado pela firme demanda global de importação e pela escassez de oferta devido aos surtos de gripe aviária no Hemisfério Norte.
Segundo o economista-chefe da FAO, Maximo Torero, apesar do declínio neste mês, muitas incertezas permanecem, incluindo os altos preços dos fertilizantes que podem afetar as perspectivas de produção futuras e os meios de subsistência dos agricultores, representando uma pressão para a segurança alimentar global.
Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.
*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language. *We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!
Baterias de estado sólido avançaram de forma decisiva em 2026, aproximando a tecnologia da produção…
diamantes cultivados em laboratório são produzidos em poucos dias por meio de alta pressão e…
sustentabilidade na agricultura é hoje o principal critério para avaliar os maiores produtores de alimentos…
habilidades de escalada dos gatos explicam por que esses felinos sobem paredes, árvores e móveis…
permacultura urbana mostra como um simples quintal pode se tornar fonte constante de frutas, ovos,…
Prototaxites foi o maior organismo terrestre do Devoniano Inferior, atingindo até nove metros de altura.…
This website uses cookies.
View Comments