Podcast Minuto Agro discute estratégias de gestão no agronegócio.
MINUTO AGRO INDIGO
As estratégias para minimizar os riscos inerentes do agronegócio
Em novo episódio do Minuto Agro Indigo, o consultor Marcelo Prado conta como transformar informação em gestão estratégica para proteger a rentabilidade do seu negócio rural
A gestão estratégica no agronegócio é fundamental em um cenário desafiador. Com a safra de grãos 24/25 avançando e a volatilidade climática pressionando os custos, os produtores precisam transformar informação em ação para garantir rentabilidade e competitividade. Este é o tema do mais novo episódio do Minuto Agro, podcast produzido pela Indigo Ag, no qual Marcelo Prado, fundador e CEO da MPrado Consultoria Empresarial, compartilha sua visão sobre como os produtores podem minimizar riscos e garantir a competitividade de seus negócios.
Em um papo animado com a apresentadora e Head de Comunicação da Indigo, Aline Araújo, Marcelo conta como a gestão estratégica e a utilização de informações se tornaram cruciais para o sucesso no campo. “O agricultor não é mais apenas um produtor rural, ele é um empresário rural. A tecnologia transformou esse setor, trazendo um volume imensurável de dados que, quando bem aplicados, permitem ao produtor tomar decisões mais assertivas e menos arriscadas”.
O especialista explica que, se no passado o agricultor focava apenas em insumos, cultivares e manejo, o cenário atual exige muito mais. Como exemplo, ele cita o impacto que notícias geopolíticas, como a nova eleição norte-americana e possíveis mudanças nas políticas econômicas daquele país podem ter sobre o mercado global, sobre o aumento do dólar e a consequente mudança nos custos de insumos. “A informação é tudo nesse negócio. O produtor precisa ser bem informado para transformar dados em conhecimento e, a partir daí, em ações que gerem resultados”.
Para se proteger das incertezas, Prado sugere que o produtor invista no que ele chama de “musculação cerebral”, uma prática que consiste em se manter informado em boas fontes, mapear oportunidades e ameaças ao seu negócio e usar esses dados para antecipar tendências e tomar decisões de compra e venda no momento mais vantajoso. “Se o dólar tende a subir, por exemplo, o agricultor pode usar essa informação para ajustar suas estratégias de comercialização de produtos e de compras de insumos”, explica.
Além disso, o planejamento comercial também é fundamental para garantir a rentabilidade em um cenário de preços mais baixos, como os atuais, e de margens de lucro reduzidas. “O agro precisa se readaptar à realidade dos preços históricos e ser eficiente e rentável mesmo com soja a R$ 110 a saca, e não mais a R$ 180 como tivemos no ciclo de abundância com a pandemia”, comenta. Ele enfatiza que a eficiência operacional, o controle financeiro rigoroso e a excelência na gestão são agora requisitos essenciais para a sustentabilidade do negócio.
Marcelo também aborda a crescente importância das tecnologias sustentáveis no manejo agrícola. Com a volatilidade climática, que vem impactando as últimas safras, ele destaca que o uso de cultivares mais resistentes e de bioinsumos ajuda o produtor a se proteger contra as intempéries. “A adoção dessas tecnologias é uma estratégia fundamental para garantir a produtividade e a rentabilidade, mesmo em cenários climáticos adversos”, diz Prado.
Por fim, ele reflete sobre o futuro do agro, que se passa cada vez mais pela integração entre alimentos e bioenergia. “O agro brasileiro tem uma capacidade única de se reinventar. Hoje, o milho e a soja não são apenas fontes de alimentos, mas também de etanol e biodiesel, o que aumenta a segurança da rentabilidade no setor”, conclui Prado, destacando as oportunidades que surgem com a convergência entre as cadeias produtivas de alimentos e energia.
O episódio 34 do Minuto Agro traz uma análise profunda de como o planejamento, a gestão estratégica e a utilização de tecnologias podem garantir a competitividade do agro brasileiro, mesmo em tempos de desafios. O conteúdo completo já está disponível no site da Indigo Ag e nas principais plataformas de áudio, além das redes sociais e canal da empresa no YouTube.
———————-
Sobre a Indigo Ag
A Indigo Ag é uma empresa global de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para uma agricultura mais sustentável. Fundada em 2013, e já presente em 14 países, ela se destaca, dentre outros fatores, por ser uma das únicas no mundo desenvolvendo biológicos de alta performance a partir de microrganismos endofíticos associados a bioinformática e data science. Através do uso da ciência e da tecnologia a Indigo transforma a sustentabilidade em valor para agricultores, agronegócios e corporações. Mais informações no portal da Indigo.
caranguejo-do-diabo é um crustáceo que pode acumular neurotoxinas letais resistentes ao calor. O consumo acidental…
bebês testaram positivo para cocaína em uma creche na Bélgica, após exames toxicológicos confirmarem contaminação.…
conexão cerebral antes da morte pode envolver picos intensos de atividade neural segundos após a…
Matteo Paz revolucionou a astronomia ao criar um algoritmo capaz de identificar mais de 1,5…
Projeto Sucuriú é o maior investimento da história da Arauco e está transformando o Mato…
pirulito que toca música é um doce com mini alto-falante no cabo que ativa sons…
This website uses cookies.