Por que devemos ferrar um cavalo?
Para Quem Tem Pressa:
A ferragem de cavalos é essencial para evitar o desgaste excessivo dos cascos, proteger o animal de lesões e melhorar seu desempenho em atividades esportivas e de trabalho. Aprenda os motivos e benefícios da ferragem de equinos para a saúde e performance dos animais.
O princípio do ato de se ferrar um cavalo é a proteção dos seus cascos contra o desgaste excessivo que sofrem nas atividades exercidas no seu dia a dia. O próprio ambiente em que vivem também é agente de desgaste, já que na maioria dos locais os pisos são duros e abrasivos.
Mas quando se fala em proteção, a afirmação acaba sendo um pouco genérica, então vou te explicar a seguir, mais de perto, os motivos para que você se preocupe mais com a qualidade da ferragem dos seus cavalos.
Evitar prejuízos.
Esse é o primordial motivo para se ferrar um cavalo. Com a rotina de uso, os cascos sofrem um desgaste excessivo, ocasionando, por consequência, claudicações e diminuição do rendimento. Um cavalo com baixo rendimento por danos nos cascos representa duas coisas: maiores gastos com o tratamento e recuperação dos cascos, e diminuição de sua rentabilidade por queda de produção. Ou seja, prejuízo econômico.
Garantir a qualidade de serviços específicos.
Para o trabalho com carga os cavalos de raças de tração, que são destinados para o trabalho pesado, além dos muares e asininos, necessitam de ferraduras específicas para auxiliar durante o serviço. Essas ferraduras são confeccionadas para promover mais estabilidade e tração nos terrenos irregulares, permitindo que os animais desempenhem seu papel com segurança e, consequentemente graças a estabilidade, mais qualidade.
Melhorar a performance esportiva.
O esporte equestre certamente é o mais variado e importante motivo para se ferrar um cavalo, já que existem várias modalidades, e cada uma delas tem particularidades bem definidas.
Ajustar as ferraduras à realidade de cada prova, é comparado com a escolha dos pneus dos carros de Fórmula 1. Cada pista e cada clima se adaptam a um tipo de desenho do pneu e de borracha. Com as ferraduras, cada modalidade equestre exige um tipo de ferradura e cravo específicos, não por questões estéticas ou unicamente de regulamento, mas visando a proteção física do animal e do atleta durante a realização dos exercícios.
Tratamentos veterinários e melhora da qualidade de vida
O tratamento das desordens do sistema locomotor dos equinos é a razão mais técnica e de difícil execução, já que envolve o trabalho conjunto do ferrador e do médico veterinário.
Um diagnóstico correto e preciso é fundamental para que a ferradura terapêutica seja aplicada de acordo com a necessidade do cavalo, e o tratamento tenha sucesso. O ferrador, para executar esse serviço, deve ter além de qualificação, entender da biomecânica do animal, e ter experiência na aplicação dessas ferraduras.
Um bom casqueamento terapêutico potencializa a recuperação do animal, garantindo a recuperação total da qualidade de vida do mesmo, e, quando possível, a volta a suas atividades de vida diárias.
imagem:pxhere

