Sustentabilidade no agronegócio: o que o produtor ganha por investir na área?
Estudos apontam que priorizar uma produção sustentável pode ajudar a reduzir custos e aumentar a receita dos produtores em longo prazo
O Brasil ocupa uma posição de destaque no setor agropecuário global, sendo um dos principais produtores de carne bovina do mundo. Devido à importância deste mercado para a economia nacional, de alguns anos para cá, foi reforçada a necessidade de os empreendedores do ramo adotarem estratégias de produção que priorizem a sustentabilidade no agronegócio. Visando minimizar quaisquer danos causados ao meio ambiente.
A sustentabilidade é uma pauta global que se aplica a todos os mercados possíveis, mas que exige uma atenção especial no agronegócio. Considerando que são empreendimentos que lidam diretamente com a natureza. O crescimento deste mercado é fundamental para continuar suprindo a crescente demanda alimentícia do mundo. Enquanto a preservação do meio ambiente é igualmente importante para garantir recursos naturais para as próximas gerações.
Para os produtores, adotar uma produção 100% sustentável pode ser imensamente benéfico em longo prazo. De acordo com um estudo realizado pela consultoria Deloitte, em parceria com a Universidade de Nova York (NYU), é possível potencializar o aumento das receitas em 99% e reduzir até 98% dos custos dentro de um período de três anos. Das 350 empresas do agronegócio que participaram da pesquisa, 80% delas tiveram aumento de pelo menos 2% nos seus lucros.
Para os especialistas, os benefícios acabam sendo apenas uma consequência do entendimento mais profundo que os produtores passam a ter do seu negócio após adotar medidas sustentáveis. O controle consciente de recursos e a adoção de soluções ambientalmente amigáveis resultam em menos desperdícios. Sem alterar em nada as safras e os produtos obtidos no final. Dessa forma, é possível manter a produção em dia gastando bem menos.
Hoje, a tecnologia vem desempenhando um papel fundamental nesse quesito. Diversos produtores já aplicam ferramentas que otimizam cada processo da produção e ajudam a economizar recursos. Automatizando tarefas relacionadas ao sistema de irrigação, monitoramento da qualidade do solo, etc. Através do uso de IAs e algoritmos especializados no assunto, torna-se possível manter uma operação mais eficiente e reduzir drasticamente os riscos de falhas e imprevistos.
Aderir a fontes de energia limpa também é um passo crucial para alcançar uma produção mais sustentável. Atualmente, as alternativas renováveis estão bem mais acessíveis, como é o caso da energia solar. Quando combinada com um grupo maior, a placa solar consegue converter a luz do sol em energia, reduzindo a dependência dos produtores com a eletricidade tradicional e, consequentemente, colaborando com a redução de custos.
Fonte: Thais Cal Imagem: iStock
Veja como o passeio do Spitz Alemão pode reduzir latidos insistentes à noite com duas…
Plantas sofrem com drenagem incorreta; veja 4 erros comuns que comprometem raízes e como evitar…
Maine Coon pode acumular bolas de pelo; veja 4 sinais digestivos e como notar cedo…
Jiboia cresce mais cheia e pendente quando bem posicionada; veja 3 locais estratégicos dentro de…
Shih Tzu exige atenção extra no calor; veja 3 cuidados simples que ajudam a evitar…
Planta-renda-portuguesa fica mais densa e forte com quatro podas leves feitas no momento certo.
This website uses cookies.