Uso de enzimas na nutrição animal vira alternativa valiosa para produtores baratear custo da produção

A solução tem se mostrado uma possibilidade interessante para ajudar na redução de gastos da criação de animais monogástricos, como suínos, aves e equinos.

O uso de enzimas na composição da nutrição animal tem se mostrado uma alternativa valiosa para que produtores consigam baratear o custo da produção. Responsável por cerca de 70% do investimento total do processo produtivo, a alimentação animal tem encarecido bastante nos últimos dias por conta do aumento dos preços dos insumos, causados principalmente pelos conflitos no leste europeu.

Publicidade

De acordo com o Supervisor Técnico Comercial da Quimtia Brasil, empresa especializada no mercado de nutrição animal, Rafael Toigo, ao utilizar as enzimas na nutrição dos animais, a economia gerada ao produtor é evidente e pode ser significativa para ajudá-lo a enfrentar períodos de incertezas.

“Através da matriz nutricional da enzima, que indica a quantidade de nutrientes que será liberada através de seu uso. Com isso, é possível realizar simulações em programas de formulação que, na grande maioria das vezes, mostram redução no custo final do quilo da ração, conforme os tipos de enzimas ou blend enzimáticos utilizados”, comenta o especialista.

As enzimas podem ser utilizadas na fabricação de ração para várias espécies, sendo mais utilizadas e estudadas na alimentação de animais monogástricos, como suínos, aves e equinos, por exemplo. Toigo ressalta que a forma mais adequada seria a inclusão das enzimas via premix ou núcleo, pois normalmente é um aditivo de baixa inclusão e, sendo adicionado desta forma, facilita uma melhor homogeneização do produto final que é fornecido para cada animal.

Ainda segundo ele, atualmente existem uma variedade significativa de enzimas no mercado com diferentes funções. “Muitos componentes presentes nas matérias primas utilizadas na fabricação de ração, não são aproveitados durante o processo de digestão pelos animais, desta forma as enzimas entram na dieta com o objetivo de auxiliar em uma melhor quebra dos substratos das matérias primas, o que facilita o processo de degradação de componentes que antes passariam pelo trato gastrointestinal dos animais sem serem aproveitados”, finaliza.

Marcos dos Santos

Published by
Marcos dos Santos

Recent Posts

3 posições estratégicas para manter a jiboia cheia, pendente e com folhas maiores dentro de casa

Jiboia cresce mais cheia e pendente quando bem posicionada; veja 3 locais estratégicos dentro de…

5 horas ago

3 cuidados com o Shih Tzu que ajudam a evitar crises respiratórias silenciosas em dias quentes e abafados

Shih Tzu exige atenção extra no calor; veja 3 cuidados simples que ajudam a evitar…

5 horas ago

Pouca gente sabe, mas 4 podas leves fazem a planta-renda-portuguesa se fortalecer

Planta-renda-portuguesa fica mais densa e forte com quatro podas leves feitas no momento certo.

1 dia ago

Um hábito diário pouco notado afeta diretamente o temperamento do Beagle

Descubra como um hábito diário influencia o temperamento do Beagle e aprenda ajustes simples para…

1 dia ago

População de cães no Brasil dispara e gera R$ 80 bilhões

O artigo analisa o impressionante crescimento da população de cães no Brasil, que hoje lidera…

1 dia ago

Drones agrícolas: o segredo do Brasil para superar a China

Este artigo detalha a rápida expansão dos drones agrícolas no Brasil e como essa tecnologia…

1 dia ago

This website uses cookies.