Categories: Agricultura

Efeitos das mudanças climáticas na cafeicultura

Programa no Cerrado de MG visa mitigar efeitos das mudanças climáticas na cafeicultura.

Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo restaurar áreas para preservar e conservar o meio ambiente próximo aos cafezais da região.

Publicidade

O Consórcio Cerrado das Águas formou uma plataforma colaborativa com o objetivo de restaurar áreas para preservar e conservar o meio ambiente, mitigando os efeitos das mudanças climáticas na cafeicultura do Cerrado de Minas Gerais.

O projeto funciona no município de Patrocínio, na bacia do córrego Feio. Até 2023, a estratégia é expandir para Serra do Salitre, Monte Carmelo, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, Araguari e Coromandel. Juntos, esses municípios correspondem a 70% da produção de café no Cerrado Mineiro. A ideia é formar corredores ecológicos e alavancar os ganhos de biodiversidade da região como um todo.

Outra atividade do Consórcio, apoiado pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês) e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), é o Programa de Investimento no Produtor Consciente, que, por meio de ações estratégicas, garante estrutura e provisão de serviços ecossistêmicos a produtores localizados nos arredores de bacias hidrográficas.

O programa, inaugurado em janeiro de 2020 no município de Patrocínio, conta com consultoria especializada e baseada em metodologias sustentáveis para os moradores locais da região do triângulo mineiro, de acordo com a bióloga Fabiane Sebaio Almeida, secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas. Essas metodologias envolvem desde o diagnóstico das áreas, passando pela agricultura inteligente baseada no clima, e chegando à gestão eficiente dos recursos hídricos. A ideia é que esse gerenciamento assegure o abastecimento da produção de café mesmo em momentos de escassez.

As orientações feitas pela equipe do programa aos produtores são pensadas sob a ótica da segurança e estabilidade ecossistêmica, e sempre prezando pela singularidade e necessidade de determinada propriedade. Assim, eles planejam o manejo adequado para controlar o fogo, enriquecem vegetações nativas e recuperam solos degradados, por exemplo.

Sobre o CEPF e IEB – Um dos grandes responsáveis na conservação deste bioma é o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (Critical Ecosystem Partnership Fund). O CEPF, que existe há 21 anos, realiza ações para minimizar novas devastações, restaurar terras degradadas para a recriação da conectividade ecológica na paisagem e ampliar a rede de áreas protegidas. No Brasil, o CEPF atua com o apoio do IEB, instituição brasileira selecionada para atuar como Equipe de Implementação Regional da estratégia do CEPF no Cerrado. Esta é a lista das organizações que fazem parte da rede: http://cepfcerrado.iieb.org.br/lista-projetos/.

Atualmente, em todo o mundo, o CEPF apoia cerca de dez hotspots, e financiou, ao longo de sua trajetória, mais de 2.600 projetos. A atuação do CEPF conta com o apoio da Agência Francesa para o Desenvolvimento, a Conservação Internacional, a União Europeia, o Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), o Governo do Japão e o Banco Mundial.

FONTE: DATAGRO.

Otavio Culler

View Comments

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

Comunicação Química entre Plantas e Insetos: O Segredo da Sobrevivência

Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…

5 horas ago

Confinamento de bovinos dispara e projeta 10 milhões de cabeças

O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…

6 horas ago

Previsão do Tempo para Agricultura: Lucro ou Prejuízo em 2026?

A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…

8 horas ago

Morte de vacas por manga: Por que frutas no pasto são perigosas?

A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…

8 horas ago

Soja em Mato Grosso do Sul: Prejuízo milionário em 640 mil hectares

A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…

10 horas ago

Previsão do Tempo 2026: 5 alertas cruciais para o agronegócio

A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…

11 horas ago

This website uses cookies.