Categories: AgriculturaMilho

Dia Internacional do Milho

Brasil é o único entre os maiores produtores de milho a colher três safras.

Veja também: Invasão do MST – O que devo fazer?

Publicidade

Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar

Grão é amplamente utilizado na indústria alimentícia em geral, é o principal insumo para o setor de proteína animal e vem despontando como importante matéria-prima para fabricação de etanol.

O milho é um dos principais grãos produzidos pelo Brasil e se destaca pela sua versatilidade e importância econômica na alimentação humana e animal, na indústria ou no setor de biocombustível. Como diz um produtor, o milho faz “a roda da economia girar”.

O Dia Internacional do Milho é celebrado nesta segunda-feira (24) e o Sistema CNA/Senar parabeniza todos produtores rurais brasileiros que trabalham diariamente para ampliar a produção e exportação do cereal no país.

O Brasil é o único país entre os grandes produtores a colher três safras e, consequentemente, produzir milho o ano todo. De setembro a dezembro, os produtores plantam a safra de verão, de janeiro a abril a de inverno e de abril a junho a tardia, na região de Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), Pernambuco e Roraima.

De acordo com a Companhia Nacional e Abastecimento (Conab), o país deve produzir 124,8 milhões de toneladas de milho na safra 2022/23, um aumento de 10,4% em relação à safra anterior que foi de 113,1 milhões de toneladas. Do total previsto na safra, a região Centro-Sul será responsável por produzir 108 milhões de toneladas do cereal.

Para os produtores rurais brasileiros, o milho sempre foi e será um potencial de cultivo, seja pelo apelo comercial ou para subsistência. Suas alternativas de uso como matéria-prima na fabricação de subprodutos o torna um alimento indispensável na segurança alimentar mundial.

O milho verde, por exemplo, é consumido principalmente em forma de espiga cozida, mas também é usado na culinária nacional, no preparo de diversos pratos, como curau, bolo e pamonha. Já o milho doce é consumido em conserva e tem a capacidade de produzir açúcar no lugar de amido.

O cereal também tem papel fundamental na alimentação animal. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre 60% e 80% do volume de milho produzido no país é destinado à nutrição de bovinos, suínos e aves.

Além disso, o milho tem sido usado na produção de etanol. Segundo projeção da União Nacional do Etanol do Milho (Unem), na safra 2023/24 o Brasil deve produzir 6 bilhões de litros, o que representa cerca de 19% de todo o etanol consumido no país.

Segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), na safra 2022/23, o Brasil pode exportar 50 milhões de toneladas de milho, superando os 48,8 milhões de toneladas previstos para os EUA.

Caso a estimativa se confirme, o Brasil pode se tornar o maior exportador do grão no mundo, mostrando o rápido crescimento do setor em poucos anos. Em 2021, por exemplo, o país enviou para o exterior 20,4 milhões de toneladas de milho. Já em 2022, o volume foi de 43,6 milhões de toneladas.

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

Pouca gente sabe, mas 4 podas leves fazem a planta-renda-portuguesa se fortalecer

Planta-renda-portuguesa fica mais densa e forte com quatro podas leves feitas no momento certo.

10 minutos ago

Um hábito diário pouco notado afeta diretamente o temperamento do Beagle

Descubra como um hábito diário influencia o temperamento do Beagle e aprenda ajustes simples para…

14 minutos ago

População de cães no Brasil dispara e gera R$ 80 bilhões

O artigo analisa o impressionante crescimento da população de cães no Brasil, que hoje lidera…

2 horas ago

Drones agrícolas: o segredo do Brasil para superar a China

Este artigo detalha a rápida expansão dos drones agrícolas no Brasil e como essa tecnologia…

3 horas ago

Detecção de DNA por celular evita prejuízos no campo

O artigo detalha uma descoberta revolucionária da Universidade de Aarhus que permite identificar sequências genéticas…

3 horas ago

O mistério da diferença de nível entre oceanos no Panamá

O artigo explora o fascinante fenômeno físico que mantém o Oceano Pacífico 20 centímetros acima…

3 horas ago

This website uses cookies.