leite
|

Custo dos insumos da pecuária de leite recua

Compartilhar

Custo dos insumos da pecuária de leite recua 2,97% em julho no Rio Grande do Sul.

Veja também: Relação de troca de boi gordo por bezerro

Facebook Portal Agron

No acumulado do ano, entretanto, observa-se alta de 1,03%.

O mês de julho fechou com uma retração de 2,97% no Índices de Insumos para Produção de Leite Cru do Rio Grande do Sul (ILC). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1o.), pela Farsul. Apesar de expressiva, a queda não é a maior de 2022. No acumulado do ano, o indicador teve alta de 1,03% e em 12 meses, 9,48%.

Anuncio congado imagem

O resultado de julho teve forte impacto dos fertilizantes, especialmente dos valores da Ureia e do adubo 055-20-20 que tem maior relevância no grupo. A retração também teve influência pela queda nas cotações de soja e milho. O último está com preços em declínio pelo quarto mês consecutivo.

O pacote de produtos responsáveis pela retração também inclui os combustíveis, com média de -8%. Mesmo com a elevação do Diesel em 5%, a desoneração de impostos na gasolina puxou o preço para baixo em 14%, contribuindo para o resultado do indicador. O resultado do acumulado do ano está abaixo do IPCA e IPCA Alimentos (4,77% e 9,83%, respectivamente), sendo positivo após um longo período de elevação no preço dos insumos.

Conforme análise da Assessoria Econômica, a política monetária vem surtindo efeito na inflação e com o ILC não foi diferente. O indicador vem demonstrando comportamento similar aos demais índices.

Em 12 meses, o acumulado vem apresentando boa desaceleração, sendo julho o primeiro mês a ficar abaixo de dois dígitos após 30 meses consecutivos. A Assessoria Econômica da Farsul alerta que o resultado não significa redução nos custos de produção do leite. “Na realidade, é um indicativo de que a pressão inflacionária nos insumos para produção de leite está diminuindo, porém as margens ainda seguem muito apertadas”, aponta o relatório.

O documento também chama a atenção dos produtores para o fato da safra americana de milho estar apresentando dificuldades, podendo estimular o preço do grão no mercado internacional no último trimestre do ano. O movimento irá gerar uma nova elevação no ILC.

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *