Macro group of bees on honeycomb studio shoot. Food or nature concept
O programa Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), disponibiliza treinamento gratuito para apicultores e agricultores que desejam melhorar suas práticas de produção por meio do uso correto e seguro de defensivos. O objetivo da iniciativa é reduzir a mortalidade de abelhas e, ao mesmo tempo, garantir às plantações os benefícios comprovados da presença de polinizadores.
“Cerca de 35% da produção global de alimentos resulta de culturas dependentes da polinização. Sem as abelhas, essas culturas podem ter queda de 40% a 100% na colheita, como é o caso de maçã, maracujá e melancia, por exemplo. Assim, nosso treinamento contribui para que haja o necessário e saudável relacionamento entre agricultura e apicultura”, afirma Fábio Kagi, gerente de assuntos regulatórios do Sindiveg.
Com o objetivo de contribuir para essa relação, o Sindiveg, por meio do programa Colmeia Viva, disponibilizou treinamento on-line sobre o assunto no site sindiveg.org.br/cursos. É possível gerar certificado após a conclusão dos módulos, que são gratuitos. Cada etapa de aprendizado foi elaborada com o apoio de renomados pesquisadores, de forma a oferecer a máxima qualidade na informação repassada aos participantes.
Os temas abordados são diversos: agricultura, apicultura e defensivos agrícolas (módulo 1); defensivos agrícolas, práticas amigáveis às abelhas (módulo 2); boas práticas apícolas na relação com a agricultura (módulo 3); como aplicar defensivos agrícolas sem impacto às abelhas (módulo 4); formalização da apicultura (módulo 5); importância de aprender a cuidar e proteger as abelhas (módulo 6); e aplicação terrestre: técnicas amigáveis às abelhas (módulo 7).
“A plataforma on-line de treinamentos é uma ferramenta importante e se mostra muita eficiente. Desde o seu lançamento, mais de 3 mil pessoas se inscreveram e mais de 2,7 mil já concluíram os módulos, com a emissão de certificados gratuitos. Com isso, o uso correto e seguro de defensivos, pilar do Sindiveg, está ajudando a aprimorar e profissionalizar tanto a criação de abelhas quanto a produção agrícola, resultando em benefício para todos”, complementa Isabela Rivato, analista de uso correto e seguro do Sindiveg.
Para participar do treinamento, basta se inscrever em sindiveg.org.br/cursos.
Sobre o Sindiveg
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há mais de 80 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse http://www.sindiveg.org.br.
caranguejo-do-diabo é um crustáceo que pode acumular neurotoxinas letais resistentes ao calor. O consumo acidental…
bebês testaram positivo para cocaína em uma creche na Bélgica, após exames toxicológicos confirmarem contaminação.…
conexão cerebral antes da morte pode envolver picos intensos de atividade neural segundos após a…
Matteo Paz revolucionou a astronomia ao criar um algoritmo capaz de identificar mais de 1,5…
Projeto Sucuriú é o maior investimento da história da Arauco e está transformando o Mato…
pirulito que toca música é um doce com mini alto-falante no cabo que ativa sons…
This website uses cookies.