Como a galinha se reproduzem se o galo não tem pênis?
Quando a galinha nasce, todos os óvulos que serão gerados ao longo de sua vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico, porém, é apenas na idade adulta que eles ficam prontos para a ovulação.
As aves se reproduzem, geralmente, durante a primavera e o início do verão. A galinha não depende do galo para produzir os ovos, porém a participação do galo é imprescindível para que ocorra a fertilização deles. O macho é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que ocorra a fecundação.
O ritual de acasalamento mais comum é um galo realizar uma espécie de dança em torno da galinha, arrastando suas asas enquanto caminha em círculo ao redor da fêmea. Geralmente a galinha se afasta, então o galo a persegue e monta nela, para iniciar o processo de inseminação. Outro ritual envolve inteligência do galo. Ele atrai as galinhas para onde haja comida, cacarejando em um tom alto e, então, deixa que elas se alimentem primeiro. Enquanto elas estão ocupadas, o galo subitamente fica sobre a fêmea que escolheu para acasalar.
A galinha reproduz-se através do contato sexual entre um macho e uma fêmea. O galo não possui pênis, mas um poro na cloaca por onde ejacula o esperma que se parece com uma espuma branca.
A cópula leva alguns segundos. O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado. Após isso, o casal se separa.
Facebook Portal Agron e os Grupos do Whatsapp Portal Agron 1, Portal Agron 2 e Telegram Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.
Veja também: Como as galinhas se reproduzem
As células espermáticas do macho dentro da galinha seguem para um órgão chamado infundíbulo, onde ficam armazenadas aguardando a chegada de um óvulo maduro para a fertilização…

Fonte: #Repost @aviculturaiftm Via @biotecnologia.animal

