| | |

Colheita de milho safrinha chega a 99,5% no MS, com produção projetada em 16,254 milhões de toneladas

Compartilhar

Colheita de milho safrinha chega a 99,5% no MS, com 2,194 milhões de hectares colhidos e produção projetada em 16,254 milhões de toneladas.

PARA QUEM TEM PRESSA

  • A colheita do milho segunda safra 2025/2026 atingiu 99,5% da área acompanhada em MS.
  • Cerca de 2,194 milhões de hectares já foram colhidos até 18 de setembro.
  • O Norte encerrou os trabalhos; Centro e Sul chegaram a 99,5% e 99,4%.
  • A produção estadual segue projetada em 16,254 milhões de toneladas.
  • A projeção representa avanço de 16,7% em relação à safra anterior.

Facebook Portal Agron, nosso canal do Whatsapp Portal Agron, o Grupo do Whatsapp Portal Agron, e Telegram Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.

colheita de milho

Acompanhe as cotações de soja, milho, boi gordo, vaca gorda, novilha gorda e boi China


Colheita de milho safrinha chega a 99,5% no MS, com produção projetada em 16,254 milhões de toneladas

A colheita de milho safrinha Mato Grosso do Sul entrou na reta final com 99,5% da área acompanhada pelo Projeto SIGA-MS já retirada do campo. Até 18 de setembro, aproximadamente 2,194 milhões de hectares haviam sido colhidos, deixando apenas uma pequena parcela das lavouras para a conclusão dos trabalhos.

O levantamento mostra diferenças pequenas entre as principais regiões produtoras. No Norte, a operação já foi encerrada. No Centro, a colheita alcançou 99,5%, enquanto o Sul chegou a 99,4%. A área total estimada para o milho segunda safra é de aproximadamente 2,206 milhões de hectares.

Anuncio congado imagem

Colheita se aproxima do encerramento em todas as regiões

O ritmo de retirada do milho acelerou durante setembro. No levantamento referente a 4 de setembro, a colheita estava em 94,9% da área acompanhada, com aproximadamente 2,09 milhões de hectares concluídos. Duas semanas depois, o índice chegou a 99,5%, o que representa avanço de 4,6 pontos percentuais no período.

A evolução ocorreu de maneira relativamente próxima entre as regiões. O Norte foi o primeiro a concluir a operação, enquanto Centro e Sul avançaram para níveis próximos de 100%.

Região de MSÁrea colhidaSituação em 18/09/2026
Norte100,0%Colheita concluída
Centro99,5%Fase final
Sul99,4%Fase final

Fonte: Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS; dados atualizados até 18/09/2026.

Considerando a área estimada de 2,206 milhões de hectares e os 2,194 milhões já colhidos, restam aproximadamente 12 mil hectares. Esse número é uma aproximação calculada a partir dos dados divulgados e representa cerca de 0,5% da área estimada.


Produção permanece projetada em 16,254 milhões de toneladas

Mesmo com a colheita praticamente encerrada, a produção estadual ainda deve ser tratada como projeção, e não como resultado definitivo. O levantamento do SIGA-MS mantém a estimativa de 16,254 milhões de toneladas para o milho segunda safra 2025/2026. O volume representa 16,7% a mais que o registrado na safra anterior, segundo os dados divulgados.

Essa distinção é importante porque o percentual de área colhida e a estimativa de produção são indicadores diferentes. A primeira mostra quanto da área acompanhada já passou pelas máquinas. A segunda depende da estimativa de produtividade utilizada pelo levantamento.

Assim, o avanço para 99,5% da colheita permite afirmar que o ciclo está praticamente concluído no campo, mas não transforma automaticamente a projeção de produção em um resultado definitivo.


O que os números mostram por região

O quadro regional revela que as três áreas acompanhadas pelo SIGA-MS estão muito próximas da conclusão.

No Norte, 100% da operação já foi encerrada. No Centro, falta apenas uma parcela residual para completar a colheita, enquanto o Sul registra 99,4%.

A diferença entre Centro e Sul é de apenas 0,1 ponto percentual. Em termos estaduais, portanto, o cenário é de conclusão generalizada da segunda safra.

O avanço também foi significativo em relação ao início de setembro. Em 4 de setembro, o Centro apresentava 93,8% de colheita e o Sul, 94,5%. Até 18 de setembro, os índices chegaram a 99,5% e 99,4%, respectivamente.


Encerramento do milho abre espaço para a nova safra de soja

Enquanto as últimas áreas de milho são retiradas do campo, Mato Grosso do Sul já iniciou o plantio da soja 2026/2027. A semeadura começou em 16 de setembro e alcançou 1,5% da área projetada na primeira atualização divulgada, equivalente a aproximadamente 73,1 mil hectares.

O calendário mostra, portanto, a transição entre os dois ciclos. A conclusão do milho libera áreas para a implantação da nova safra de soja, embora a maior parte da semeadura da oleaginosa ainda esteja concentrada mais adiante no calendário. Segundo dados históricos do SIGA-MS citados pela Revista Cultivar, cerca de 83% da área de soja do Estado foi semeada entre 17 de outubro e 14 de novembro nos últimos cinco anos.

Para o milho, o principal dado neste momento é a proximidade do encerramento físico da colheita. Para a produção, entretanto, a referência de 16,254 milhões de toneladas continua sendo uma estimativa do levantamento.


O que ainda precisa ser fechado

Apesar de 99,5% da área acompanhada já estar colhida, o material disponível não apresenta um fechamento detalhado sobre eventuais perdas de qualidade relacionadas à umidade ou ao armazenamento dos grãos. Portanto, não é possível quantificar esse efeito com segurança a partir dos dados consultados.

O resultado final da produção também deve ser acompanhado conforme o Projeto SIGA-MS consolide suas avaliações. Por isso, a informação de 16,254 milhões de toneladas deve permanecer identificada como produção projetada.

O cenário conhecido até 18 de setembro, porém, é claro: o milho segunda safra 2025/2026 está praticamente todo fora das lavouras acompanhadas em Mato Grosso do Sul, com o Norte já concluído e Centro e Sul próximos de 100%.


Fontes

  1. Projeto SIGA-MS / Aprosoja-MS — dados da colheita do milho segunda safra 2025/2026, atualizados até 18/09/2026. Informações reproduzidas e contextualizadas pela Revista Cultivar e por reportagens baseadas no levantamento.
  2. Revista Cultivar — “MS Safra 2026/27: plantio da soja inicia no estado” — 22/09/2026.
  3. A Crítica — “Colheita do milho chega a 99,5% em MS e soja começa a avançar no campo” — 22/09/2026.
  4. Imagem principal: Depositphotos.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *