Com o calendário nacional a todo o vapor, o Circuito Nelore de Qualidade 2022 realizou mais uma série de avaliações técnicas de carcaça. No dia 14 de outubro, o frigorífico Friboi de Marabá (PA) teve a participação de 380 machos não castrados e 81 fêmeas, de sete pecuaristas participantes, totalizando 461 animais Nelore. A 12ª etapa do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB). O Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animais.
“Foram ótimas avaliações. Os machos destacaram-se por seu peso, já que 99% deles pesaram mais de 18 arrobas – elevando a média para 22,1 arrobas. Vale destacar que 60% deles apresentaram até 4 dentes incisivos permanentes – o que significa que possuíam menos de dois anos de idade. Já entre as fêmeas, 72% pesou mais de 14 arrobas – resultando em uma média de 15 arrobas. Além disso, 43% delas possuía até 4 dentes”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Hélio Moreira da Silva, da Fazenda Jatobá, de Marabá (PA), venceu o campeonato de machos, recebendo a Medalha de Ouro. As medalhas de prata e bronze foram para Nivaldo da Silva Araújo, da Fazenda Rosinha e Paineira, de Itupiranga (PA), e para Danilo Carvalho de Souza, de Rancho Trem Bão, de Novo Repartimento (PA), respectivamente.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
O campeonato de fêmeas teve dois participantes. Juliano de Melo Gomes, do Sítio Canaã, de São Félix do Xingu (PA), e Pedro Miranda de Oliveira Júnior, da Chácara Limão, de Marabá (PA), que receberam as medalhas de ouro e prata, respectivamente.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:
· 03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
· 07 de novembro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
· 08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)
· 10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
· 16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
· 17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)
· 18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)
· 18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)
· 22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)
· 24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)
· 25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
· 05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
A presença de carrapatos em vacas leiteiras costuma passar despercebida no início, porém seus efeitos…
O ciclo 2025/26 promete ser desafiador. Com custos de fertilizantes em alta e preços da…
O setor de transporte está no limite. Entenda por que os caminhoneiros cogitam greve, o…
O capim-capeta reduz a produtividade da pecuária em 40% e causa prejuízos de R$ 3.200…
A cotação da soja atinge máximas em Chicago em 2026, mas o mercado brasileiro enfrenta…
Ambientes bem organizados e vivos costumam provocar uma sensação imediata de acolhimento e prosperidade. Entre…
This website uses cookies.