O aroma das folhas de louro é agradável para nós, mas altamente desagradável para muitos tipos de insetos, como formigas, baratas e traças. Esse cheiro intenso interfere na comunicação dos insetos, confundindo-os e os afastando do ambiente.
Coloque folhas frescas ou secas em áreas estratégicas da cozinha, como armários, despensas, gavetas e próximos a lixeiras. Substitua as folhas a cada duas semanas, ou assim que perceber que perderam o aroma.
1 -Espalhe folhas de louro nos cantos da cozinha
Coloque algumas folhas de louro dentro de pequenos saquinhos de tecido ou tule e espalhe pelos locais onde insetos costumam aparecer. Esses sachês também podem ser usados dentro de potes de alimentos não perecíveis, como arroz e farinha, para protegê-los contra traças e gorgulhos.
2 - Prepare sachês de louro
Prepare um repelente líquido misturando 10 folhas trituradas com 500 ml de água quente. Deixe a mistura descansar por algumas horas, coe e transfira para um borrifador. Pulverize a solução nas áreas onde há maior presença de insetos, como bancadas e frestas.
3 - Faça uma solução em spray
Para potencializar o efeito repelente, combine folhas de louro com cravos-da-índia. Coloque-os juntos em potinhos ou espalhe nos cantos da cozinha. O aroma dessa combinação é ainda mais eficaz contra baratas e formigas.
4 - Use louro combinado com cravo-da-índia
Se o problema de insetos for grave, queimar as folhas pode ajudar. Coloque algumas em um recipiente resistente ao calor e acenda com cuidado, permitindo que a fumaça se espalhe. Isso ajuda a espantar insetos de forma rápida
5 - Queime folhas de louro como último recurso
Além de afastar insetos, as folhas são uma solução natural, segura e econômica. Ele não apresenta riscos de toxicidade, ao contrário de inseticidas químicos, e pode ser usado em ambientes onde há crianças e animais de estimação.
Experimente essas dicas e aproveite os benefícios desse poderoso ingrediente natural, que vai além de suas funções culinárias, tornando o dia a dia mais prático e sustentável.