novilha de primeira cria

Qual a suplementação mais adequada para novilha de primeira cria?

Compartilhar

Zootecnista deu dicas importantes para novilha de primeira cria.

Veja também: Cocho certo na TIP não faz pecuarista jogar dinheiro fora

O zootecnista Rafael Cassiolato deu dicas importantes para novilha de primeira cria no quadro Giro do Boi Responde.

Para a novilha de primeira cria, também chamada de primípara (que vai parir pela primeira vez) qual o tipo de suplementação nutricional mais adequada?

A dúvida veio do telespectador e pecuarista Gilson Gomes, de Vilhena (RO). O produtor quer uma boa recomendação de olho, inclusive, numa reconcepção dos animais.

Quem respondeu essa pergunta foi o zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina. Segundo especialista, para cada condição de pasto, há uma recomendação adequada a esse tipo de fêmea.

1. Pasto em época das águas

No momento de boa oferta de forragem, a recomendação é de uma oferta de proteinado de baixo consumo.

2. Pasto em época de início de estiagem

Quando a oferta de chuvas começa a baixar e a oferta de forragem não é tão interessante, a recomendação é de um proteinado de alto consumo.

3. Pasto em plena seca

Neste período a saída é também oferecer um proteinado de alto consumo, pois ainda há disponibilidade de pasto.

4. Sem pasto em plena seca

Nesse caso, além do proteinado de alto consumo, é importante pensar numa fonte de fibras, como uma silagem ou um feno associado a uma ração.

Boia do gado na hora certa

“O horário de trato dos animais também é bastante interessante. Bovino gosta de rotina. Então, quanto mais próximo dos mesmos horários a gente fizer o tratamento, melhor será para os animais.

A dica do especialista é fazer com que os animais aproveitem ao máximo o capim, mesmo quando a forrageira estiver um pouco passada e em condições piores.

Para forçar o consumo dessa passagem os proteinados e ração só devem ser oferecidos no cocho nos horários mais quentes.

Isso forçará os animais a pastejarem no período da manhã e da tarde. O objetivo é evitar o o efeito de substituição dos animais do pasto pela nutrição no cocho.

Fonte: Giro do boi. Imagem principal: Depositphotos (Meramente ilustrativa).

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Qual a suplementação mais adequada para novilha de primeira cria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: