Embrapa contribui para imagem positiva do país no exterior

Ao comentar o aniversário de 37 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (3) que o órgão é motivo de orgulho e que tem contribuído para uma imagem positiva do país no exterior.

“A Embrapa fez uma revolução na agricultura brasileira, garantindo o desenvolvimento do agronegócio mas também da agricultura familiar. E mais importante do que tudo isso é que a Embrapa colocou o Brasil como um dos países mais extraordinários na produção de alimentos”, disse, ao citar os investimentos na produção de etanol, soja e carne.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula lembrou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para a Embrapa, com recursos para a contratação de mais profissionais e com expansão da empresa em território nacional e internacional (África e América Central, por exemplo).

“Sou daqueles governantes que acreditam que a soberania de um país está intimamente ligada à capacidade produtiva de alimentos. O Brasil tem um potencial excepcional, extraordinário. Precisa levar em conta aquilo que aprendeu com a Embrapa e levar para outros países”, afirmou.

Outros destaques de tecnologias produzidas pela Embrapa, segundo o presidente, são a adaptação de árvores frutíferas de clima temperado a regiões semiáridas, a obtenção de cultivares e de raças animais mais resistentes a doenças, o desenvolvimento de sementes imunes a pragas e de plantas e raças mais produtivas, além da descoberta de insumos biológicos que reduziram o uso de produtos químicos nas lavouras.

“E isso é apenas o começo de uma Embrapa que vai se transformar em uma empresa de pesquisa com caráter multinacional muito grande”, concluiu.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile