Categories: Economia

Navegação interior cresce no Rio Grande do Sul

Contesc se destaca na movimentação por via fluvial. 

Maior segurança para as cargas, maior eficiência em custos e menor impacto para o meio ambiente são algumas das vantagens apontadas pelas empresas que aderiram à navegação interior no Rio Grande do Sul. Os números comprovam a preferência pelo modal.  

A inauguração do Contesc (Terminal de Santa Clara) em outubro de 2016, completa três anos da reativação do transporte de cargas pelo Rio Jacuí, e comemora crescimento anual acima de 100% na movimentação de contêineres por navegação interior. Desde o início das operações o Contesc já movimentou mais de 99 mil TEU. 

O Contesc, empresa do grupo Wilson Sons, opera com quatro viagens semanais entre os dois terminais, realizadas por duas barcaças. Os produtos – de importação, exportação e cabotagem – têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari, Serafina Corrêa, entre outras. Os clientes contam ainda, com a possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém do Contesc, gerando uma economia de até 20% no transporte de cargas. 

Em 2018, o transporte fluvial foi responsável por 8% dos TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) movimentados pelo Tecon Rio Grande em 2018, somados os fluxos de importação, exportação e cabotagem. “Trata-se de um negócio altamente estratégico para o estado. O sucesso da operação ratifica a necessidade de alternativas logísticas para o mercado”, destaca Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande. 

Bertinetti lembra que o Contesc fez recentemente um estudo sobre emissão de gases do efeito estufa (GEE) na navegação interior. O cálculo mostra que o transporte rodoviário, feito por caminhões, emite 74% mais GEE em comparação às barcaças. A pesquisa mediu o combustível consumido por cada meio de transporte para movimentar a mesma quantidade de carga, no período de 12 meses, num percurso de aproximadamente 350 quilômetros. 

De acordo com recente relatório da Antaq sobre transporte de cargas, o destaque do primeiro semestre de 2019 ficou por conta da navegação interior. O modal movimentou 33 milhões de toneladas no período, contabilizando crescimento tanto na movimentação total (+9,30%), quanto na movimentação de granéis sólidos (+11,76%), granéis líquidos (+5,23%), carga geral (+2,93%) e contêineres (+5,36%). O Tecon Rio Grande é o hoje o terminal que mais movimenta contêineres por via fluvial no Brasil, de acordo com ranking da mesma Agência (Antaq).

 

 

Daniel Rodrigues

Recent Posts

Mercado do boi gordo pode virar no fim de 2026; Entenda

O mercado do boi gordo segue pressionado, mas a redução do confinamento e as incertezas…

7 horas ago

Preço do leite ao produtor sobe pela quarta vez seguida em 2026

O preço do leite ao produtor subiu 10,4% em abril, impulsionado pela menor oferta e…

7 horas ago

Frio não é o maior desafio das vacas Holandesas no RS

Vacas Holandesas toleram baixas temperaturas, mas a umidade do inverno gaúcho aumenta riscos de mastite,…

9 horas ago

El Niño e as enchentes: Caverna guarda segredo de 7.500 anos

Estudo revela como o El Niño influencia chuvas extremas no Sul do Brasil há 7.500…

10 horas ago

Óvulo escolhe o espermatozoide ideal, revela estudo

Estudo revela que o óvulo influencia quais espermatozoides se aproximam, favorecendo compatibilidade genética e novas…

10 horas ago

Atividade solar e terremotos: Alerta após sismos fortes

Entenda a possível relação entre atividade solar e terremotos, após sismos na Venezuela e tempestades…

10 horas ago

This website uses cookies.