Categories: Economia

Alimentos ajudam a reduzir inflação oficial em novembro

Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram divulgados dia (9).

Os alimentos registraram deflação (queda de preços) de 0,2% em novembro e foram os principais responsáveis pela redução do índice de inflação oficial de 0,26% em outubro para 0,18% em novembro. Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram divulgados hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os responsáveis pela deflação dos alimentos em novembro deste ano estão o feijão-carioca (-17,52%), tomate (-15,15%), batata-inglesa (-8,28%), leite longa vida (-7,03%), cenoura (-2,74%), alho (-2,24%), farinha de trigo (-1,34%) e feijão-preto (-0,77%).

Entre os produtos que tiveram aumento de preços figuram a cebola (6,09%), farinha de mandioca (4,26%), pescado (3,47%), frutas (3%), frango (2,91%), hortaliças (2,14%), café moído (1,68%), óleo de soja (1,63%),  cerveja (1,05%), refrigerante (0,99%) e carnes (0,22%).

Apesar das recentes quedas de preços dos alimentos, em 12 meses o grupo de despesas alimentação e bebidas continua com uma taxa acumulada (10,17%) acima da média da inflação oficial (6,99%).

Em novembro deste ano, outro grupo de despesas que teve deflação foi o de artigos de residência (-0,16%). Por outro lado, os gastos com saúde e cuidados especiais cresceram 0,57% no mês, sendo os principais responsáveis pela taxa de 0,18% da inflação oficial. O principal responsável pela alta de custo deste grupo de despesas foi o aumento de 1,07% dos planos de saúde.

Outros grupos que tiveram altas de preços consideráveis foram os transportes (0,28%), despesas pessoais (0,47%) e habitação (0,05%).

Fonte: Agência Brasil.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

O comportamento curioso da coruja e por que sua imagem de mistério não nasceu por acaso, já que seus hábitos e sentidos realmente a colocam em outro nível entre as aves

A combinação de visão adaptada à escuridão, audição extremamente precisa e hábitos silenciosos fez da…

12 minutos ago

Mercado do boi gordo pode virar no fim de 2026; Entenda

O mercado do boi gordo segue pressionado, mas a redução do confinamento e as incertezas…

12 horas ago

Preço do leite ao produtor sobe pela quarta vez seguida em 2026

O preço do leite ao produtor subiu 10,4% em abril, impulsionado pela menor oferta e…

13 horas ago

Frio não é o maior desafio das vacas Holandesas no RS

Vacas Holandesas toleram baixas temperaturas, mas a umidade do inverno gaúcho aumenta riscos de mastite,…

15 horas ago

El Niño e as enchentes: Caverna guarda segredo de 7.500 anos

Estudo revela como o El Niño influencia chuvas extremas no Sul do Brasil há 7.500…

15 horas ago

This website uses cookies.