Categories: Economia

JBS aumenta em 81% volume exportado de frangos e suínos

POR ESTADÃO CONTEÚDO

JBS, a maior processadora de proteínas do mundo, informou que aumentou em 81% o volume de exportação de carne de frango e de suíno para China no acumulado de janeiro a outubro deste ano, na comparação com igual período de 2015. A companhia, no entanto, não revelou o volume em toneladas nem a receita cambial nos dois períodos, por considerar os dados estratégicos.

Publicidade

“Apesar de a China ser o maior produtor mundial de suínos e o terceiro maior produtor de frangos no mundo, a demanda por proteína de origem animal ainda é crescente em virtude do forte desenvolvimento econômico e queda na produção local”, disse, em nota, Flávio Malnarcic, diretor executivo de Mercado Externo da JBS Foods.

 

A companhia afirma, ainda, que a unidade de negócio JBSfoods tem amplo portfólio de produtos ofertados ao mercado chinês, “adaptado e ajustado às necessidades dos consumidores locais”. Os primeiros cortes de frango importados foram os pés e as asas, que podem ser encontrados em restaurantes na China e nas residências dos grandes centros como Xangai, Pequim e Cantão, assim como no food service. Posteriormente, o país iniciou a abertura de mercado para outros produtos, como coxas e sobrecoxas, além de asas calibradas por faixa de peso que atendem a este exigente mercado.

Em 2014, foram aprovados os primeiros abatedouros de suínos no Brasil para exportar cortes diretamente para o país asiático. “Neste ano, as importações do mercado chinês aumentaram expressivamente, tornando-se um dos principais destinos de exportação para nossa empresa”, completou Malnarcic.

A JBS tem 12 plantas frigoríficas de frango e duas de suínos aprovadas pelo governo chinês e é a empresa líder neste mercado. A companhia também exporta carne bovina in natura para a China desde agosto de 2015. Durante a teleconferência da empresa sobre os resultados do terceiro trimestre, no dia 16 de novembro, o CEO global de Operações da companhia, Gilberto Tomazoni, disse que o Brasil ainda não tem acesso pleno aos principais mercados de carne suína no mundo, o que dificulta a expansão do setor no País. A exportação brasileira total de carne suína, considerando produtos in natura e processados, cresceram 38,1% no acumulado de janeiro a outubro deste ano, ante igual período do ano passado, e somaram 614,5 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Já as exportações brasileiras totais de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura, embutidos e outros processados) registraram crescimento de 5% entre janeiro e outubro na comparação com o mesmo período do ano passado, com total de 3,693 milhões de toneladas. O faturamento, no entanto, caiu 3,57%, com US$ 5,748 bilhões, na mesma base de comparação

gustavo henrique leite mota piesanti

Published by
gustavo henrique leite mota piesanti

Recent Posts

Bezerros Nelore impressionam e prometem novo recorde de peso

O lote de bezerros Nelore da Santa Cruz surpreende o mercado com potencial de 300…

8 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg hoje: Veja a cotação em 32 praças do Brasil

Confira o preço da soja saca de 60 kg hoje nas principais praças do Brasil.…

9 horas ago

Preço do milho: O abismo de valores entre o Sul e o Centro-Oeste

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Veja a disparidade de…

9 horas ago

Preço da Vaca Gorda: As 5 praças com maior alta hoje

O preço da vaca gorda registra oscilações importantes e altas em praças estratégicas. Confira a…

10 horas ago

Preço da novilha gorda: Veja as praças mais caras hoje

O preço da novilha gorda registou altas importantes nesta quinta-feira. Confira as cotações completas e…

11 horas ago

Boi china a prazo: O rali da arroba que pegou o mercado

O preço do boi china a prazo mostra força total com máxima de R$ 355.…

11 horas ago

This website uses cookies.