Orgânicos ganharam destaque durante o V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia.
O V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, na orla da Praia dos Cavaleiros, em Macaé/RJ, surpreendeu a expectativa tanto em público, quanto em qualidade dos serviços.
A novidade deste ano ficou por conta da parceria entre o evento e o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), projeto realizado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e apoiado pelo Sebrae, com a instalação de um estande com produtos orgânicos apresentando aos participantes do festival um estilo de vida totalmente saudável e sustentável.
“Além de os produtos orgânicos serem isentos de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, ingredientes transgênicos e aditivos químicos, eles são produzidos respeitando práticas sustentáveis que visam à busca do equilíbrio ecológico e no respeito ao homem. E isso favorece a preservação do solo, da água, da saúde do planeta e de todos nós, produtores e consumidores”, explica Maria Chan, consultora do CI Orgânicos. Para que um produto possa ser considerado orgânico e utilizar no rótulo o selo de orgânico, ele deve atender aos princípios estabelecidos pela lei federal 10.831, de 23 de dezembro de 2003, e sua qualidade é garantida por uma das entidades: certificadoras por auditoria, os sistemas participativos de garantia (SPG, ou pelo controle social nas vendas diretas (no caso das feirinhas, por exemplo).
Dentre os expositores que o CI Orgânicos trouxe estava a Quitanda Natural, da Fazenda Dom Bosco, em Silva Jardim (RJ), que produz aipim, abóbora, e que é certificada pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Também estiveram presentes a Rudá Orgânicos, localizada em Itaipava e fabricante de pães, bolos e biscoitos orgânicos, e o Engenho Novo, do Rio de Janeiro, fabricante de pães integrais e krakelês orgânicos.
“A receptividade do público presente no festival em relação aos produtos orgânicos foi fantástica, e surpreendeu a todos os expositores”, afirma Maria Chan. “Os bolos, pães de mel, biscoitos sem gluten e krakelês puderam ser degustados pelos visitantes, que apreciaram muito e acabaram rapidamente”. Já Renato Martins, presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros não se surpreendeu com a receptividade aos produtos. Segundo ele, nos hortifrutis que oferecem produtos orgânicos, estes são os primeiros a acabar.
Fonte: Ci. Orgânico.
Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…
Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…
Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…
Este artigo explora os fatores técnicos e biológicos que determinam a qualidade dos ovos, com…
O artigo apresenta um guia completo sobre as principais espécies de suculentas, desde as mais…
O artigo explora as causas da perda de pelagem em cães e como a suplementação…
This website uses cookies.