Orgânicos ganharam destaque durante festival

Orgânicos ganharam destaque durante o V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia.

 

Publicidade

O V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, na orla da Praia dos Cavaleiros, em Macaé/RJ, surpreendeu a expectativa tanto em público, quanto em qualidade dos serviços.

 

A novidade deste ano ficou por conta da parceria entre o evento e o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), projeto realizado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e apoiado pelo Sebrae, com a instalação de um estande com produtos orgânicos apresentando aos participantes do festival um estilo de vida totalmente saudável e sustentável.

 

“Além de os produtos orgânicos serem isentos de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, ingredientes transgênicos e aditivos químicos, eles são produzidos respeitando práticas sustentáveis que visam à busca do equilíbrio ecológico e no respeito ao homem. E isso favorece a preservação do solo, da água, da saúde do planeta e de todos nós, produtores e consumidores”, explica Maria Chan, consultora do CI Orgânicos. Para que um produto possa ser considerado orgânico e utilizar no rótulo o selo de orgânico, ele deve atender aos princípios estabelecidos pela lei federal 10.831, de 23 de dezembro de 2003, e sua qualidade é garantida por uma das entidades: certificadoras por auditoria, os sistemas participativos de garantia (SPG, ou pelo controle social nas vendas diretas (no caso das feirinhas, por exemplo).

 

Dentre os expositores que o CI Orgânicos trouxe estava a Quitanda Natural, da Fazenda Dom Bosco, em Silva Jardim (RJ), que produz aipim, abóbora, e que é certificada pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Também estiveram presentes a Rudá Orgânicos, localizada em Itaipava e fabricante de pães, bolos e biscoitos orgânicos, e o Engenho Novo, do Rio de Janeiro, fabricante de pães integrais e krakelês orgânicos.

 

“A receptividade do público presente no festival em relação aos produtos orgânicos foi fantástica, e surpreendeu a todos os expositores”, afirma Maria Chan. “Os bolos, pães de mel, biscoitos sem gluten e krakelês puderam ser degustados pelos visitantes, que apreciaram muito e acabaram rapidamente”. Já Renato Martins, presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros não se surpreendeu com a receptividade aos produtos. Segundo ele, nos hortifrutis que oferecem produtos orgânicos, estes são os primeiros a acabar.

 

Fonte: Ci. Orgânico.

Carolaine

Published by
Carolaine

Recent Posts

O segredo dos microverdes: a revolução nutricional na janela

Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…

10 horas ago

7 flores pet friendly para colorir sua casa com segurança

Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…

10 horas ago

Chromobacterium spp. na agricultura: lucro com bioinsumos

Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…

10 horas ago

Ovos e a gema laranja: sinal de qualidade?

Este artigo explora os fatores técnicos e biológicos que determinam a qualidade dos ovos, com…

10 horas ago

7 espécies de suculentas essenciais para decorar sua casa

O artigo apresenta um guia completo sobre as principais espécies de suculentas, desde as mais…

10 horas ago

Vitamina para queda de pelo em cachorro: como escolher?

O artigo explora as causas da perda de pelagem em cães e como a suplementação…

10 horas ago

This website uses cookies.