Categories: Ciência e Tecnologia

Novo Software mede a sustentabilidade de fazendas

Novo software mede a sustentabilidade de fazendas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Programa é resultado de mais de dez anos de estudos.

Publicidade

Avaliação é feita com base em critérios econômicos, sociais e ambientais.

As embrapas Pantanal e Informática Agropecuária desenvolveram um software que avalia os sistemas de produção e as próprias propriedades rurais localizadas na região do Pantanal sul-mato-grossenses para avaliar o nível de sustentabilidade das fazendas.

A pesquisadora Sandra Santos, que coordena o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), diz que com a ferramenta é possível avaliar o impacto da atividade pecuária sobre o sistema produtivo e identificar quais aspectos estão abaixo do nível desejado para que a propriedade rural se torne sustentável.

“A sustentabilidade de uma fazenda é um equilíbrio entre os aspectos do sistema produtivo que considera as dimensões econômica, social e ambiental”, diz Sandra. Por isso, ela afirma que essas três áreas são avaliadas igualmente na leitura da FPS através da análise dos chamados “indicadores”, que são os itens e fatores relevantes para determinar o grau de sustentabilidade da propriedade, como a manutenção da biodiversidade, conservação dos recursos hídricos, pastagens, manejo e bem-estar animal, além de aspectos financeiros e sociais.

Como funciona

Segundo a Embrapa Pantanal, para usar o software, o pecuarista precisa de um computador com acesso à internet. O produtor ou o assistente técnico verifica os diferentes aspectos dos registros sobre a fazenda, a partir de medidas como o escore corporal das vacas, por exemplo. Depois, ele entra no sistema da FPS e dá notas aos indicadores.

“A partir daí, o software gera uma nota final que integra as informações de todos os índices, produzindo um relatório para dizer se a fazenda está sustentável ou não e mostrando quais aspectos têm que ser melhorados para que ela se aproxime dessa sustentabilidade”, explica Silvia Massruhá, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária.

As duas pesquisadoras afirmam que os estudos feitos para definir os indicadores duraram cerca de dez anos e contaram com a contribuição de vários especialistas em diversas áreas. Usando uma técnica de inteligência computacional conhecida como “Fuzzy”, elas explicam que a avaliação da FPS qualifica os diferentes aspectos da produção rural em conceitos como “adequado”, “inadequado” ou “moderado”, por exemplo, adaptando-se à realidade dinâmica da fazenda.

“É um sistema de apoio à tomada de decisão. É importante que ele seja usado com uma consultoria ou em contato com alguém da Embrapa para que um especialista possa orientar sobre os procedimentos que podem melhorar os processos produtivos”, conclui Silvia.

Fonte: Agrodebate.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

5 lições que mostram a importância do autocontrole

A importância do autocontrole se revela na impressionante capacidade de dominar impulsos primitivos em momentos…

1 hora ago

Cachorro enterra comida: prejuízo ou instinto natural?

O cachorro enterra comida levado por impulsos biológicos profundos que conectam os animais domésticos modernos…

1 hora ago

Quanto tempo vive um pato: 5 fatores que mudam tudo

Quanto tempo vive um pato é uma pergunta fundamental para produtores rurais, tutores e entusiastas…

2 horas ago

O mistério dos navios que quase afundam de propósito

Navios transportadores de madeira representam uma das soluções mais surpreendentes e eficientes da engenharia naval…

2 horas ago

Poço canadense reduz custos de climatização no agro

O poço canadense funciona como um trocador de calor geotérmico que aproveita a temperatura constante…

2 horas ago

Alerta global: Midjourney Scanner promete revolucionar exames

O Midjourney Scanner promete revolucionar a medicina preventiva ao mapear o corpo em 3D em…

2 horas ago

This website uses cookies.