Categories: Animais e Pecuária

Vaca brasileira vira referência mundial

Vaca brasileira produz 100 mil litros de leite e vira referência mundial.

Animal da raça Girolando ½ sangue tem 12 anos e está passando por sua nona gestação.

Publicidade

Uma vaca do interior de Minas Gerais atingiu a marca de 100 mil litros de leite produzidos, quantidade muito acima da média nacional para animais de até 15 anos da raça Girolando ½ sangue. Aos 12 anos, a vaca Elegância já acumula oito partos, número também superior ao registrado em bovinos do tipo, que é em média de cinco a seis. Com o diferencial da longevidade, ela agora passa pela nona gestação e integra a lista de vacas com maior produção de leite da raça no país.

Elegância é fruto de embriões de origem húngara da raça holandesa e pertence à ABS, empresa de inseminação artificial. Ela vive na Fazenda NF Irmãos, no município de Delta (distante 495 km de Belo Horizonte), e, pela grande quantidade de leite, entrou para um seleto grupo de vacas que atingiram tal produção.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em pesquisa divulgada em 2018, a produção média de leite de vacas Girolando meio sangue, ou seja, que são fruto do cruzamento de raças de Holandesa e Gir leiteiro, no período médio de lactação das vacas da raça, de 305 dias, foi de 5.041 litros. Elegância, somente em seu terceiro parto, no ano de 2011, teve lactação que durou 501 dias e atingiu produção de mais de 8.280 litros no período.

Até o momento, a vaca de Minas Gerais possui produção vitalícia de 100.593,85 quilos leite em 3.144 dias.

Em razão dos altos números, Elegância consta no ranking da Associação Brasileira de Criadores de Girolando como a terceira vaca de maior produção vitalícia na história da raça no mundo. Prestes a ter seu nono parto, no próximo mês, o animal deve subir ainda mais posições na lista.

Ainda de acordo com a Embrapa, na “Avaliação Genética de Vacas”, onde são identificados indivíduos geneticamente superiores, Elegância possui valor genético acima de 1000 kg/leite, motivo pelo qual foi escolhida para ser mãe de touro da central de inseminação da ABS para comercialização de sêmen. A vaca gerou o touro Galactico, um Girolando ¾, que faz parte da bateria da empresa.

O gerente da ABS, Fernando Rosa, explica que a produção vitalícia de Elegância está relacionada à longevidade. Vacas com essa característica são mais lucrativas levando em consideração os investimentos na criação e, por esse motivo, permanecerem produtivas mais tempo no rebanho retardando seu descarte involuntário.

FONTE: REVISTA GLOBO RURAL. POR: THAISA VISENTIN. FOTO: ABS.

Cristina Crispa

Published by
Cristina Crispa

Recent Posts

Azospirillum brasilense — A bactéria invisível que pode ajudar algumas lavouras a enfrentarem calor extremo sem perder força no desenvolvimento das raízes

Azospirillum brasilense começa a chamar atenção em regiões mais quentes após produtores perceberem mudanças silenciosas…

10 horas ago

Cobras conseguem “enxergar” o calor no escuro absoluto — e isso explica ataques que parecem impossíveis para humanos perceberem

Como as cobras usam sensores térmicos escondidos na cabeça para detectar calor corporal mesmo sem…

10 horas ago

5 mudanças que o café brasileiro terá de provar à Europa

A rastreabilidade do café será decisiva para manter exportações à União Europeia. Entenda como o…

1 dia ago

5 diferenças entre geada branca e geada negra; Confira

A Geada Negra preocupa produtores por causar necrose e perdas severas nas lavouras. Entenda as…

1 dia ago

União Europeia veta carne bovina do Brasil e preocupa exportações

União Europeia veta importações de carne bovina do Brasil após novas regras sanitárias e aumenta…

1 dia ago

Europa acende alerta e mercado do boi gordo sente impacto

Mercado do boi gordo recua após pressão da União Europeia, avanço das escalas e demanda…

1 dia ago

This website uses cookies.