Categories: Animais e Pecuária

As girafas correm o risco de sumir da Terra

O animal foi incluído na lista de animais ameaçados de extinção. A queda populacional da girafa foi de até 40% de 1985 até 2015.

As girafas estão ameaçadas de sumir da Terra. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), a queda no número de girafas foi de até 40% de 1985 até 2015. A informação motivou a organização a incluir o animal na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção, a chamada Lista Vermelha. Até então, o estado de conservação do animal era considerado de “menor preocupação” pela IUCN.

Publicidade

O declínio foi de 151.700 para 97.560 girafas, aproximadamente. A caça ilegal, a diminuição dos territórios dos seus habitats naturais, a expansão da agricultura e da mineração, o aumento do conflito entre humanos e animais selvagens e a agitação civil estão empurrando os mamíferos de longos pescoços para a extinção.

Lista Vermelha

A relação de animais da IUCN ainda tem 85.604 espécies, das quais 24.307 estão ameaçadas de extinção. A lista incluiu 742 novas espécies de aves reconhecidas e 11% delas estão ameaçadas de extinção. O número total de aves avaliadas atingiu 11.121 espécies.

A atualização das informações também incluiu avaliações de plantas como aveia, cevada, manga e outras espécies silvestres. Essas plantas são cada vez mais essenciais para a segurança alimentar da população mundial, porque sua diversidade genética pode ajudar a melhorar a resistência das culturas à doença, à seca e à salinidade.

“Esta atualização da Lista Vermelha da IUCN mostra que a escala da crise de extinção global pode ser maior do que pensávamos. Os governos reunidos na Cúpula da Organização das Nações Unidas sobre a biodiversidade em Cancún têm a responsabilidade de intensificar seus esforços para proteger a biodiversidade do nosso planeta – não apenas por sua própria causa, mas por imperativos humanos como segurança alimentar e desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor-geral da IUCN, Inger Andersen, em comunicado à imprensa.

Fonte: Veja Online com Agência Brasil.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

Ewingella americana: a bactéria que elimina tumores em doses únicas.

A ciência frequentemente busca na biodiversidade as respostas para os maiores enigmas da saúde humana,…

12 horas ago

Alerta espacial: a faixa marrom de sargaço cresce sem parar

A faixa marrom de sargaço representa um acúmulo massivo de macroalgas que atravessa o Oceano…

12 horas ago

Amazonian royal flycatcher e o mistério da sua coroa secreta

O artigo detalha a biologia e o comportamento do Amazonian royal flycatcher, destacando sua famosa…

12 horas ago

O segredo do galo zen: a descoberta da nebulização em aves

O artigo explora a técnica de nebulização em aves como um método eficaz e humano…

12 horas ago

A ave kiwi: conheça os mistérios da espécie mais exótica

Este artigo explora a biologia fascinante da ave kiwi, destacando seu olfato único e o…

12 horas ago

A ciência revela por que impressões digitais são eternas.

As impressões digitais são marcas biológicas formadas na camada basal da pele, tornando sua remoção…

12 horas ago

This website uses cookies.