Categories: Animais e Pecuária

Piscicultura: Alternativa para aumentar a rentabilidada

Piscicultura é alternativa para aumentar a rentabilidade das propriedades.

Mais de 15 mil alevinos foram entregues, desde o início do ano, aos produtores assistidos pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo. De acordo com o agrônomo e chefe municipal da Emater/RS-Ascar, Alessandro Davesac, dentre as espécies mais procuradas para o cultivo estão a tilápia, a carpa capim, a carpa cabeça grande, o jundiá e a traíra.

“A entrega de alevinos e a assistência técnica fornecida pela Instituição têm contribuído para a consolidação da piscicultura regional, bem como, para a garantia da segurança e soberania alimentar dos agricultores familiares assistidos, que além de contarem com uma alimentação mais saudável, também utilizam a produção para sua subsistência e geração de renda através da comercialização do excedente”, avaliou Davesac.

O agrônomo reforça que a crescente preocupação pela inclusão de alimentos mais saudáveis na dieta humana, tem contribuído para a expansão da piscicultura. Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), indicam uma taxa de crescimento de 10% ao ano na produção mundial de pescados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa consuma pelo menos 12 quilos de carne de peixe por ano. Segundo dados do Ministério da Pesca, o brasileiro ainda consome abaixo disso.

Para o agrônomo da Emater/RS-Ascar, a piscicultura também é uma alternativa agropecuária com excelente perspectiva de desenvolvimento e retorno econômico ao pequeno produtor rural, possibilitando diversificação e otimização dos recursos da propriedade e contribuindo para o incremento da renda. Diante disso, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo vem incentivando os produtores a investirem nessa cadeia produtiva.

Entre as ações realizadas estão a abertura de novos tanques e viveiros para a produção mediante projetos de crédito, auxílio para aquisição de alevinos, recomendações técnicas referentes à qualidade da água, indicações de espécies adequadas ao cultivo e modo adequado de se fazer a despesca. Conforme o chefe da Emater/RS-Ascar municipal, os dados da secretaria municipal do Interior apontam que há em Passo Fundo mais de mil açudes cadastrados, que segundo ele podem vir a ser utilizados para a produção de peixes.

Fonte: Emater – RS.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Frio não é o maior desafio das vacas Holandesas no RS

Vacas Holandesas toleram baixas temperaturas, mas a umidade do inverno gaúcho aumenta riscos de mastite,…

41 minutos ago

El Niño e as enchentes: Caverna guarda segredo de 7.500 anos

Estudo revela como o El Niño influencia chuvas extremas no Sul do Brasil há 7.500…

54 minutos ago

Óvulo escolhe o espermatozoide ideal, revela estudo

Estudo revela que o óvulo influencia quais espermatozoides se aproximam, favorecendo compatibilidade genética e novas…

1 hora ago

Atividade solar e terremotos: Alerta após sismos fortes

Entenda a possível relação entre atividade solar e terremotos, após sismos na Venezuela e tempestades…

1 hora ago

Aquela soneca extra de 10 minutos pode estar deixando você ainda mais cansado ao longo do dia; entenda por que isso acontece

O problema não está apenas em dormir mais, mas em interromper o cérebro no momento…

10 horas ago

This website uses cookies.