Categories: Animais e Pecuária

Vacinação contra brucelose e aftosa é adiada

A etapa inicial da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e brucelose na região do Pantanal e do planalto em Mato Grosso do Sul, que seria aberta na próxima quinta-feira (01.05), será adiada para o dia 5 de maio, segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O motivo da alteração não foi informado pelo órgão. Na região de planalto, a imunização termina no dia 4 de junho.

 

Publicidade

Já no Pantanal, acaba no dia 19 de junho. Especificações Por meio de portaria, a Iagro determinou que a vacinação do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) deve ser realizada por um médico veterinário cadastrado na agência e que o produtor poderá escolher quando imunizará os animais, desde que pelo menos as fêmeas estejam protegidas contra a doença entre maio e novembro.

 

A exigência do veterinário ser cadastrado na Iagro é justificada pelo fato de a vacina ser composta por bactérias vivas de grande risco aos aplicadores. Já para a vacinação da febre aftosa não é necessário que o médico veterinário seja cadastrado na agência. Nesse caso, haverá dois prazos para informar ao órgão que a vacina foi aplicada. Para as fêmeas imunizadas no primeiro semestre, a comunicação deverá ser feita até 30 de junho. Para as vacinadas na segunda metade do ano, até 30 de dezembro.

 

Em caso de descumprimento, a portaria estabelece que o produtor, entre outras penalidades, ficará impedido de movimentar os animais, mesmo entre suas propriedades, e para todas as finalidades, incluindo o abate.

 

A portaria determina também que a Iagro fornecerá aos laticínios instalados no estado, no início de cada semestre, uma lista com os nomes dos produtores rurais que não estavam vacinando seus rebanhos, para que seja suspenso o fornecimento de leite até a regularização da situação sanitária.

 

Fonte: Jornal Agroin Agronegócio.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Sobrevivência na selva siberiana e segredo animal

O artigo narra a emocionante história de Karina Chikitova, uma menina de três anos que…

2 horas ago

Ooteca de louva-a-deus: o segredo que intriga a ciência

O artigo aborda o fascinante processo de fabricação da ooteca de louva-a-deus, uma estrutura espumosa…

2 horas ago

Maior flor do mundo esconde segredo bizarro na floresta

O artigo apresenta a Rafflesia arnoldii, reconhecida como a maior flor do mundo, destacando suas…

2 horas ago

3 segredos do sistema subterrâneo de lixo dos Países Baixos

O artigo analisa o inovador sistema de gestão de resíduos adotado nos Países Baixos, que…

2 horas ago

Ouriço-do-mar e o segredo biológico de 450 milhões de anos

O artigo aborda a biologia detalhada do ouriço-do-mar, destacando a impressionante engenharia natural de seu…

2 horas ago

Mordida de gambá: o risco real e o prejuízo à saúde

O artigo aborda os riscos de saúde associados à mordida de gambá, desmistificando o comportamento…

3 horas ago

This website uses cookies.