Plantabilidade nas lavouras de soja

Atenção com falhas e duplas.

Assim com a definição da cultivar e a aquisição de sementes com boa qualidade física, fisiológica genética e sanitária, a boa plantabilidade é fator chave para boas produtividades de soja, sendo responsável para definição de um dos principais componentes de produtividade da soja, o número de plantas por metro quadrado.

A má plantabilidade pode ser consequência do elevado número de “duplas e falhas”, resultando em baixo número de espaçamentos aceitáveis.

Você sabe o que significa falhas e duplas?

Em vídeo o Professor da Unesp – Botucatu, Dr. Paulo Arbex, explica que a definição de falhas e duplas está relacionado a distribuição das plantas, sendo que plantas muito próximas geralmente são consideradas duplas e plantas muito afastadas geralmente são consideradas falhas.


Em tese, um espalhamento entre plantas pode ser considerado duplo quando a distância entre as plantas é inferior a 50% do espaçamento entre plantas recomendado. Já um espaçamento entre plantas pode ser considerado duplo quando superior a 1,5 vezes o espaçamento recomendado.

Exemplo:

Tem-se que o espaçamento recomendado entre plantas é de 10cm, ou seja, 10 plantas por metro linear.

Sendo assim, quando o espaçamento entre plantas foi inferior a 5cm, tem-se uma “dupla”, já quando o espaçamento entre plantas for superior a 15cm, tem-se uma “falha”.

Mas como falhas e duplas podem impactar a produtividade da soja?

A medida em que se tem o aumento de falhas, reduz-se a população de plantas. Embora a soja apresente uma conhecida habilidade compensatória, a elevada quantidade de falhas pode representar uma considerável redução da população de plantas, logo, impactando a produtividade final da soja.

Esse fato foi observado por Fiss (2015), onde o autor avaliou a “plasticidade de plantas de soja dentro de uma população e sua relação com a produtividade”. Com base nos resultados encontrados pelo autor, à medida que o espaçamento entre plantas aumenta (falhas), tem-se o aumento da redução da produtividade da soja, destacando a importante influência da plantabilidade na produtividade da cultura.

Já com relação a duplas, Arbex explica que a elevada proximidade entre as plantas pode resultar em competição entre ambas, causando uma situação de “planta dominada”, onde a planta com maior vigor tende a crescer mais que a planta de menor vigor, prejudicando a absorção de água, nutrientes e radiação solar por parte da planta de menor porte, refletindo em menor produtividade da cultura. Além disso, em situações de duplas, as plantas com maior porte tendem a prejudicar o manejo fitossanitário por tornar mais difícil a aplicação de defensivos no terço inferior da planta, outro fato importante, é que plantas como elevado porte podem apresentar tendência a acamar, prejudicando a colheita e causando redução da produtividade final.

Dentre os fatores que podem contribuir para a ocorrência de duplas e falhas podemos destacar os mecanismos dosadores de sementes das semeadoras e a velocidade de semeadura da soja.

Avaliando a velocidade de deslocamento na distribuição de sementes e produtividade da soja, Reynaldo et al. (2016) observaram que à medida que se aumenta a velocidade de semeadura, ocorre uma redução do número de espaçamentos aceitáveis e com isso, o aumento do número de falhos e duplos. Para a realização do experimento, os autores utilizarão uma semeadora com dosador de sementes mecânico, tipo disco horizontal.

Consequentemente, com a redução da porcentagem de espaçamentos aceitáveis, reduziu-se a homogeneidade de distribuição de plantas e com ela a produtividade da cultura. Sendo assim, por mais que a soja apresente conhecida capacidade compensatória, essa não deve ser superestimada, uma vez que a elevada porcentagem de espaçamentos falhos ou duplos pode prejudicar o crescimento e estande de plantas, refletindo em menor produtividade da cultura.

Fonte: Equipe Mais Soja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile