MS e PR recebem técnicos do Rally da Safra - Agron Agronégocios Online

MS e PR recebem técnicos do Rally da Safra

Compartilhar

Mato Grosso do Sul e Paraná recebem técnicos do Rally da Safra para avaliação das lavouras de soja.

Falta de chuvas provocou atraso no plantio das variedades precoces nos dois Estados.

Técnicos do Rally da Safra 2020 estarão em campo de 03 a 07 de fevereiro para verificar as condições das lavouras de soja nas regiões Sul de Mato Grosso do Sul e Norte e Oeste do Paraná.  A principal expedição técnica privada sobre a safra de grãos no Brasil partirá de Campo Grande (MS) no dia 04 seguindo para Dourados (MS). No dia 05, chega a Guaíra (PR) e, na sexta-feira, dia 06, finaliza avaliação na região Oeste, chegando em Maringá no dia 07.

O plantio da soja precoce no Oeste e no Norte do Paraná atrasou no ano passado devido à falta de umidade em setembro e outubro. De novembro em diante, o clima regularizou, recuperando o potencial produtivo da soja nessas regiões do estado. Parte das áreas semeadas durante o período mais seco precisou ser replantada. A expectativa é que a produtividade paranaense aumente 16% em relação a 18/19, com média de 59,5 sacas por hectare. O atraso no plantio da soja afetou o calendário do milho segunda safra, principalmente na região Oeste e, em menor escala, no Norte do Estado.

No Sul do Mato Grosso do Sul, o plantio da soja também atrasou – o clima em outubro e novembro foi muito semelhante ao do Oeste e do Norte do Paraná, com pouca chuva. Após a regularização do clima, as lavouras recuperaram o potencial e a expectativa é de elevação da produtividade em 10,8% sobre 18/19, chegando a 55,8 sacas/hectare, superando os problemas enfrentados na safra anterior. O atraso apertou muito o calendário do milho safrinha – a parcela das lavouras plantada fora do calendário ideal será maior nesta temporada do que nas anteriores.

Anuncio congado imagem

O Rally da Safra vai percorrer mais de 100 mil quilômetros neste ano. A área avaliada pelos técnicos corresponde a 95% da produção de soja e 72% de milho no País. A estimativa pré-Rally para a safra brasileira de soja é que sejam produzidas 124,3 milhões de toneladas – previsão a ser confirmada pelos técnicos em campo.

Equipes em campo

Nesta 17ª edição do Rally serão 11 equipes em campo, das quais oito avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá nos 12 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Além das avaliações em campo, a expedição fará oito eventos regionais e 30 cafés com produtores para debater as condições da safra brasileira.

A Equipe 1 percorreu o Médio-Norte de Mato Grosso entre os dias 14 e 17 de janeiro.

De 27 a 31 de janeiro, a Equipe 2 passou pelo Sudeste de Mato Grosso, Sudoeste de Goiás e Norte de Mato Grosso do Sul.

Os técnicos da Equipe 4 retornam ao Mato Grosso de 11 a 15 de fevereiro para avaliar as lavouras de ciclo médio/tardio no Leste, Oeste e Médio-Norte do Estado.

Na sequência, de 16 a 20 de fevereiro, a Equipe 5 chega a Goiânia e vai em direção ao Noroeste de Minas Gerais. Depois, em 19 de fevereiro, volta ao Sul de Goiás, onde realiza evento técnico em Catalão. A etapa acaba no Triângulo Mineiro, em 20 de fevereiro.

A Equipe 6 começa as avaliações em São Paulo nos dias 1 e 2 de março. Nos dias 3, 4 e 5 de março os técnicos percorrem o Norte, Centro e Sudoeste do Paraná. Está marcado evento técnico no dia 4 de março em Ponta Grossa. Depois, a expedição segue para Santa Catarina, onde ocorre o fim da equipe.

A Equipe 7 começa em Chapecó/SC em 9 de março, quando realiza evento técnico para produtores e profissionais do setor. Depois, os técnicos seguem para o Rio Grande do Sul para avaliar as lavouras de soja nas regiões das Missões, Planalto, Serra e Sul.

A Equipe 8 seguirá para analisar as lavouras de soja no o MAPITO-BA de 22 a 28 de março. No dia 23, a expedição realiza evento técnico em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 18 de maio e 05 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2020 tem patrocínio do Banco Santander, FMC, Corteva Agriscience (com as marcas Brevant, Enlist e Cordius), VLI, Firestone (marca pertencente à Bridgestone), Tokio Marine, além de apoio da FIESP, BR Distribuidora e Fundação Agrisus, além da Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Viçosa e das cooperativas Comigo, Coopavel, Cotrijal, Coamo, CooperAlfa, Sementes Batavo, Agrofava e Agrosul.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!