Categories: Agricultura

Aberta a oitava colheita do milho

Colheita do milho é aberta com expectativa de 5,6 milhões de toneladas.

A região Sul é responsável por 21% da produção de milho do país.

A oitava colheita do milho foi aberta nesta sexta-feira (25), em Santo Ângelo, com a expectativa de chegar a 5,63 milhões de toneladas na safra 2018/2019. Considerada a principal produtora média de milho no Rio Grande do Sul, a região Noroeste sedia a abertura do período desde a primeira edição em 1954. A região Sul é responsável por 21% da produção de milho do país.

Em comparação com 2017/2018, a produção brasileira deve subir de 82 milhões para 96 milhões de toneladas nesta safra, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos.

Ao prestigiar o evento pela primeira vez, o governador Eduardo Leite ressaltou a importância do agronegócio. “O Estado é forte. Tem talento, riqueza, empreendedores. Esta data reforça a convicção da força que vem do campo. Foi o agronegócio que sustentou a balança comercial, e seus recordes têm ajudado no crescimento econômico”, ressaltou.

O Estado é responsável por 6% da produção nacional de cereal no país. De acordo com a Emater, o Rio Grande do Sul deve colher 31,5 milhões de toneladas de grãos em 2019, injetando R$ 34,2 bilhões na economia. A produção mais expressiva, porém, é a do milho.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, afirmou que a pasta estará à disposição para ouvir as demandas dos produtores. “Nossa secretaria não pode atrapalhar a produção de quem move o campo no estado”, destacou.

O presidente da 19ª Feira Internacional do Milho (Fenamilho) e vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse, explicou que a implantação da irrigação em lavouras de pequeno porte diminuiria o déficit estadual de consumo de milho. Hoje, os gaúchos produzem 5 milhões de toneladas, enquanto consomem 6 milhões.

A Fenamilho deste ano ocorre entre os dias 27 de abril e 7 de maio no município missioneiro. Com foco no agronegócio, o evento estimula potencialidades, fomenta relações comerciais e projeta o estado no cenário nacional e internacional.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Cristina Crispa

Published by
Cristina Crispa

Recent Posts

China desenvolve primeiro robô reprodutor movido por inteligência artificial e passa a realizar polinização cruzada de forma autônoma para reduzir um processo que antes exigia muito trabalho humano

Robô reprodutor combina inteligência artificial, visão computacional e edição genética para identificar flores, aplicar pólen…

1 hora ago

Alertas de Terremoto do Android: Segundos que salvam vidas

Os Alertas de Terremoto do Android usam smartphones como rede global para avisos sísmicos, salvando…

15 horas ago

Alerta sísmico Android: Segundos que salvam vidas

Entenda como o alerta sísmico Android usa celulares para detectar terremotos e avisar pessoas segundos…

16 horas ago

Ciclos de Milankovitch: A verdade por trás do clima

Entenda os ciclos de Milankovitch, como eles afetam o clima da Terra e por que…

16 horas ago

Confinamento bovino: 78,8% das fazendas vão aumentar produção

O confinamento bovino deve crescer em 2026, impulsionado pela pecuária intensiva e mercado aquecido. Veja…

16 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg hoje em diferentes estados

Veja o preço do milho saca de 60 kg no Brasil hoje e entenda variações…

17 horas ago

This website uses cookies.